Missa comemora 21 anos de emancipação - Jornal Fato
Religião

Missa comemora 21 anos de emancipação

A paróquia de Marataízes, Santíssima Trindade, realizará missa em ação de graças aos 26 anos de emancipação da cidade, com a presença de autoridades


A cidade de Marataízes completará amanhã 21 anos de emancipação política. A paróquia Santíssima Trindade realizará missa na igreja matriz da cidade, Nossa Senhora da Penha, localizada na Praia Central, às 19h00. Será presidida pelo pároco padre Josimar Pirovani, com a presença de algumas autoridades.

Marataízes partilha sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do rio Itapemirim. Acredita-se que o nome da cidade tem a sua origem da língua tupi-guarani, com o significado "água que corre para o mar", dando sentido à grande quantidade de lagoas que vão de encontro ao mar. Mas há várias lendas indígenas que carregam histórias e assim o surgimento do litoral pérola capixaba.

A economia da cidade, se destaca na agricultura como a terra do abacaxi. Na pesca por ter grande número de pescadores, sendo homens e mulheres. O turismo que atrai os turistas por ser uma localidade banhada de mar (praias) e lagoas, tendo também pontos históricos como trapiche, palácio das águias e o porto da barra.

Atualmente a prefeitura maratimba, é administrada pelo prefeito Robertino Batista (PRP), conhecido por Tininho. Tem como seu vice, Fabiano Elias (PHS), e exercem suas funções administrativas desde o ano passado e seguirão o mandato até 2020.

Comentários