Missas com presença de fieis são suspensas até 18 de abril em Cachoeiro - Jornal Fato
Religião

Missas com presença de fieis são suspensas até 18 de abril em Cachoeiro

Decisão foi tomada pelo agravamento da pandemia


Foto: reprodução/Google

O bispo de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, suspendeu até o dia 18 de abril as missas com presença de fieis. Em documento divulgado no último sábado (3), comenta-se que a medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia, que tem causado forte pressão sobre o sistema de saúde em todo o país.

Confissões e atendimentos pastorais devem ser mantidos sob agendamento prévio. As comunidades também foram orientadas a deixaram as portas das igrejas abertas por algumas horas do dia, para que os fieis possam fazer suas orações.

Confira a decisão na íntegra:

Considerando que a Igreja deve cuidar da segurança dos fiéis para que não se contaminem com a Covid-19, especialmente nas assembleias litúrgicas e demais atividades comunitárias, o Bispo Diocesano vem fazer o seguinte comunicado:

  1. A partir do dia 05 de abril de 2021, Segunda-feira da Oitava da Páscoa, as Missas sejam celebradas somente nas igrejas matrizes. Que as Missas sejam transmitidas através das redes sociais. As celebrações ao redor da Palavra de Deus sejam suspensas a partir desta mesma data. Essas orientações estarão em vigor até o dia 18 de abril, Terceiro Domingo da Páscoa, inclusive.
  2. É louvável que as igrejas em todas as Comunidades Eclesiais de Base permaneçam abertas, pelo menos por algumas horas, para que os fiéis possam nelas fazer suas orações pessoais, sendo observadas que as normas de distanciamento físico entre os presentes.
  3. Que sejam mantidos os atendimentos de confissões e pastoral, com prévio agendamento e evitando que haja aglomerações nos locais de atendimento.
  4. As reuniões pastorais, catequeses, formações e demais eventos eclesiais, sejam eles diocesanos, regionais, paroquiais ou comunitários, devem ser cancelados ou adiados. Somente reuniões imprescindíveis poderão acontecer, mas de modo objetivo, célere e com participação de menos de uma dezena de pessoas.
  5. As Secretarias Paroquiais e a Cúria Diocesana permanecerão funcionando normalmente, sempre levando em conta a prudência e os cuidados para evitar o contágio.

Comentários