Instituições recebem 19 toneladas de alimentos - Jornal Fato
Geral

Instituições recebem 19 toneladas de alimentos

São produtos frescos e saudáveis da agricultura familiar, distribuídos pelo Banco de Alimentos


- Divulgação/PMCI

Em janeiro, hospitais filantrópicos, abrigos de idosos, serviços de acolhimento de crianças e adolescentes e outras entidades socioassistenciais de Cachoeiro receberam da prefeitura 19 toneladas de alimentos. 

Os itens - legumes, frutas, verduras, ovos e outros gêneros alimentícios - foram repassados por meio do Banco de Alimentos, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). 

Metade dos gêneros alimentícios foi comprada da agricultura familiar do município, pela prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A outra metade foi proveniente da captação de produtos doados por agricultores da região.

Foram contempladas, ao logo do mês, as seguintes instituições e equipamentos de assistência social: Aprisco Rei Davi, Recanto da Criança, Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá (para pessoas em situação de rua), Projeto Casa Verde, Grupo de Apoio A Pessoas Vivendo com HIV/aids (Gaasv), Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Santa Casa de Misericórdia, Lar Adelson Rebello, Lar João XXIII, Lar Nina Arueira, Legião da Boa Vontade (LBV), Centro de Convivência Vovó Matilde e Centros de Referência de Assistência Social. 

"Essas doações mensais que fazemos contribuem com o orçamento das entidades, ao possibilitar a elas a redução de custos com a aquisição de alimentos para as refeições que servem aos seus públicos. Além disso, as instituições podem complementar essas refeições com produtos frescos e saudáveis da agricultura. E os recursos que economizam podem ser investidos em outras ações em benefício das pessoas que elas assistem", destaca a secertária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Outras ações de segurança alimentar

Outras ações de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Semdes também alcançaram resultados expressivos em janeiro.

A padaria comunitária mantida pela secretaria, por exemplo, forneceu 5 mil pães para o Recanto da Criança, Aprisco Rei Davi, Apae, Lar João XXIII, Centro de Convivência Vovó Matilde. Cerca de 250 pães são produzidos diariamente e entregues ainda frescos às instituições.

Ainda no mês passado, a Semdes entregou cestas de alimentos a 344 famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas pela pasta.

 

Comentários