Cachoeiro recebe 5 mil doses de cloroquina para tratamento da Covid-19 - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro recebe 5 mil doses de cloroquina para tratamento da Covid-19

Todas as doses ficarão na Farmácia Municipal, e a retirada por pacientes só poderá ser feita mediante apresentação de prescrição médica


FOTO: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, no último fim de semana, 5 mil doses de cloroquina do governo estadual. O recebimento se deu após solicitação do medicamento, que pode ser utilizado no tratamento de Covid-19, junto à Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf).
 
Todas as doses ficarão na Farmácia Municipal, e a retirada por pacientes só poderá ser feita mediante apresentação de prescrição médica e termo de consentimento a respeito dos efeitos colaterais possíveis e da não existência, até o momento, de estudos científicos que comprovem sua eficácia no tratamento da doença.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) elaborou um plano de contingência para Covid-19 (que pode ser acessado em  cachoeiro.es.gov.br/covid19), cujo item 10.2 aborda os procedimentos a serem adotados no tratamento medicamentoso - o que inclui tanto a cloroquina e hidroxicloroquina, quanto outras substâncias, como azitromicina, zinco e ivermectina.
 
O documento apresenta recomendações a respeito do diagnóstico da doença e das ações a serem adotadas em casos leves, moderados e graves, além de informar que as contraindicações dos tratamentos medicamentosos devem ser avaliadas caso a caso.
 
Também é reforçado no plano de contingência que o tratamento para Covid-19 deve se basear na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, sendo esta a mais próxima possível, com o objetivo de oferecer ao doente o melhor tratamento disponível no momento.
 
"Nós estamos apenas disponibilizando aos pacientes de Cachoeiro mais uma opção de tratamento medicamentoso dentre os possíveis. Entendemos que a pandemia causa muita angústia a todos, mas é preciso destacar que não basta a vontade individual do paciente ou dos familiares para conseguir a cloroquina. É preciso seguir as prescrições dos médicos, pois são os profissionais capacitados para tal", explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários