CRM orienta como deverão ser atendimentos em consultórios - Jornal Fato
Saúde

CRM orienta como deverão ser atendimentos em consultórios

Não cabe ao CRM-ES determinar fechamento de consultório


O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) recomenda que os serviços públicos e privados de Saúde suspendam, temporariamente, os atendimentos ambulatoriais e a realização de procedimentos eletivos (como exames complementares e procedimentos cirúrgicos) de pacientes com doença benigna, a fim de evitar que pessoas saudáveis frequentem a Unidade de Saúde e possam vir a se contaminar, com exceção àqueles pacientes cuja suspensão possa gerar risco a curto prazo para a saúde do paciente, como, câncer, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, cirurgias de urgências, obstetrícia, além da continuidade do fornecimento das receitas de uso continuo ou controlados, entre outros.

No que diz respeito a CONSULTÓRIOS PARTICULARES, O CRM-ES ORIENTA:

  • Agendar consultas com intervalos de tempo superiores a 40 minutos, para evitar concentração de pacientes nas antessalas.
  • Manter as janelas e portas abertas.
  • Retirar revistas e brinquedos das antessalas
  • Ressaltar para as atendentes e secretárias que mantenham a higiene das mãos.
  • Orientar os pacientes a manterem distância de pelo menos um metro entre si.
  • O médico deve usar máscara de proteção e luvas para realizar o exame físico nos pacientes e o básico que todos os profissionais da saúde devem sempre realizar: lavar as mãos frequentemente, principalmente antes e após prestar atendimento.

Outra orientação é o bom senso de cada profissional. Cada médico, de acordo com sua especialidade e pacientes que acompanha, saberá quando manter ou suspender a consulta.

Não cabe ao CRM-ES determinar fechamento de consultório. Cabe ao próprio médico decidir, de acordo com sua especialidade e condição clínica de seus pacientes, determinar sobre a marcação ou suspensão de suas consultas.

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