Espírito Santo recebe mais 158,8 mil doses de vacinas Covid-19 - Jornal Fato
Saúde

Espírito Santo recebe mais 158,8 mil doses de vacinas Covid-19

Todos os estados e Distrito Federal recebem novos lotes de imunizantes até quinta-feira (22)


O Espírito Santo recebeu mais 158,8 mil doses de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde enviou para o estado 85,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz e 18,7 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas pelo consórcio Covax Facility. A pasta também enviou para o estado mais 23,4 mil doses do imunizante da Pfizer/BioNtech e 31,2 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Desde o início da campanha de imunização, o estado já recebeu 3,1 milhões de doses de vacinas Covid-19 - mais de 2,5 milhões foram aplicadas. 

Nesta distribuição, estados que fazem fronteira com outros países receberam doses extras para vacinar sua população. Também foram enviados imunizantes para primeira dose de pessoas entre 50 e 59 anos, fora dos grupos prioritários, e segunda dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. Para a vacina da AstraZeneca e da Pfizer, o intervalo é de 12 semanas. Já a do Butantan, o intervalo é de 4 semanas.

Além das vacinas, o Ministério da Saúde também entrega aos estados e Distrito Federal nos próximos dias mais de 9,3 milhões de seringas e agulhas de 1ml e de 3ml. As orientações de vacinação e a divisão das doses por Unidade da Federação estão no 29º informe técnico.

PÁTRIA VACINADA

Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e DF mais de 164 milhões de doses de vacinas Covid-19. Até agora, mais de 90 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes e mais de 20% já estão totalmente imunizados.

 

Comentários