Estado tem mais de 900 leitos disponíveis de UTI para Covid-19

O hospital de campanha não é uma estratégia para se evitar a pandemia ou que a doença se propague

31/03/2021 17:22 / Atualizado em 31/03/2021 17:21
Estado tem mais de 900 leitos disponíveis de UTI para Covid-19

O Governo do Estado disponibiliza, nesta terça-feira (30), um total de 903 leitos de UTI's exclusivos para a Covid-19, antecipando a meta inicial, que era ofertar o quantitativo no final de Abril. Diariamente, a disponibilidade de leitos é atualizada no painel Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a ampliação de leitos faz parte do planejamento estratégico do Governo estadual. ?Ainda no mês de dezembro previmos o que poderia ocorrer no futuro e estabelecemos uma agenda robusta de ampliação de leitos sob a liderança do governador Renato Casagrande para que o Sistema Único de Saúde capixaba fosse fortalecido?.

Nésio Fernandes destaca ainda a importância de investir na ampliação de leitos em hospitais contratualizados e da rede própria ao invés de hospitais de campanha. ?Esses leitos apresentam estruturas permanentes, em hospitais que já têm capacidade de logística, suprimentos e medicamentos. O custeio dessas unidades é de 60 a 100% mais cara que o custeio de leitos em estruturas que estamos abrindo, além de serem menos eficientes. O hospital de campanha não é uma estratégia para se evitar a pandemia ou que a doença se propague. Precisamos entender que o que evita internações e  óbitos pela Covid-19 é a prevenção?, explicou.

Novos leitos

Na manhã desta terça-feira, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a abertura de mais 126 leitos exclusivos Covid-19, por meio do Programa Estadual ?Leitos para Todos?, que serão entregues até o próximo domingo (04). Ao todo, serão investidos R$ 13 milhões entre as unidades contratualizadas.

Leitos para Todos O Programa Estadual ?Leitos para Todos? foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19). Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.