Hospital Evangélico amplia serviço de Oncologia - Jornal Fato
Saúde

Hospital Evangélico amplia serviço de Oncologia

A partir de janeiro pacientes contarão com nova estrutura física


Isabela Romanelli arquiteta do Heci - Foto Divulgação

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim - HECI contará com uma nova estrutura para atendimento de Quimioterapia a partir de janeiro de 2020. A ampliação está sendo executada desde 2019, para oferecer mais consultórios, uma sala de procedimentos, mais espaço de recepção e o dobro do número de boxes para quimioterapia passando dos atuais oito boxes para 16.  

O amplo e moderno espaço também conta com uma farmácia de manipulação de quimioterápico adequada ao serviço.  A obra é um sonho e uma necessidade de quem frequenta o serviço, pois há algum tempo o espaço físico não comporta mais a quantidade de pessoas atendidas diariamente. Este novo espaço é destinado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de toda região sul capixaba. 

"Um diferencial desta obra é a humanização!", afirma a arquiteta do Heci, Isabela Romanelli. Segundo ela, tudo está sendo pensado para o bem-estar dos pacientes e funcionário. "Queremos que todos se sintam acolhidos! Materiais de acabamento, mobiliário, decoração, cores... tudo pensando no aconchego daqueles que passarem por ali. Até os banheiros da área de quimioterapia serão humanizados, pois serão adaptados para pacientes ostomizados!"  

Isabela diz que se sente emocionada, sempre! Trabalho com muito amor, para os pacientes. Coloco-me no lugar deles, em todos os projetos. Tento entender os medos e as angústias que poderão sentir em cada cantinho do espaço, e então traço o projeto para reverter essa situação e transformar a angústia em encantamento! Quero fazer com que esqueçam, por um segundo que seja, a doença e suas consequências. Se eu conseguir um sorriso, terá valido à pena. E, Isabela tem motivos especiais para tanto carinho com a Oncologia. E complementa: Tive a experiência do paciente viva em mim: meu pai teve câncer durante alguns anos.

 

Saiba Mais

Segundo o médico oncologista, Coordenador do Serviço, José Zago Pulido, a incidência do câncer aumenta ano após ano, são vários os fatores envolvidos, e as instituições que atendem este tipo de doença precisam estar sempre se readequando para absorver a esta demanda. Além disso, os pacientes do SUS merecem um local de atendimento bonito, moderno, aconchegante e é isso que está sendo preparado. Tudo isso aliado a uma equipe preparada e com experiência visando amenizar a dor dos pacientes e familiares em tratamento oncológico.

Conforme explica Dr. Pulido, a demanda atual é de 1.300 novos casos ao ano, em média. "Temos uma média de 1.400 pacientes em tratamento continuado que necessitam comparecer ao setor de quimioterapia mensalmente", frisa.

Hoje já temos esta demanda e estamos atendendo. Mas a área física está saturada, o que dificulta a organização do atendimento. "No novo espaço iremos praticamente dobrar de tamanho a área física que resultará em melhor conforto para pacientes, familiares e profissional envolvidos no atendimento".

Para Dr. Pulido, essa ampliação é necessária, mandatória. "E isso é o que me deixa feliz de trabalhar no HECI. Porque se importa com as pessoas (usuários e colaboradores). Busca sempre excelência para os usuários do HECI, convênios e SUS. Usuários do SUS são respeitados. Estamos sempre pensando no futuro. Ao mesmo tempo, que, inauguramos esta nova área, estamos iniciando a construção do Hospital do Câncer, para que nos próximos anos estejamos preparados para o aumento da demanda". 

Para nós do HECI não basta ser completo agora, nossa meta é continuar sendo. E para isto investimentos na estrutura física e dos profissionais envolvidos devem sem continuados. Isto nos faz completo, pensar no paciente como um todo e planejar o futuro.

 

Comentários