Instituto dos Olhos realiza mais de mil cirurgias nos últimos seis meses - Jornal Fato
Saúde

Instituto dos Olhos realiza mais de mil cirurgias nos últimos seis meses

Procedimentos cancelados em função da pandemia foram colocados em dia


Foto: divulgação/Heci

O Instituto dos Olhos, no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, realizou mais de mil cirurgias nos últimos seis meses. Muitos procedimentos foram desmarcados após o decreto do governo do estado, em março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Contudo, para colocar os procedimentos em dia, a partir de agosto o Heci realizou um mutirão. Desde a normalização do serviço até hoje, já foram realizadas mais de 784 cirurgias de catarata, sendo 533 atendidas pelo SUS, e mais de 357 cirurgias de pterígio, sendo 352 atendidas pelo SUS. Em outubro, a agenda foi reaberta para novos pacientes.

O que é a Catarata?

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. "Os olhos possuem uma lente denominada cristalino, localizada atrás da íris. A íris é a estrutura que dá coloração aos olhos. A catarata ocorre quando o cristalino sofre qualquer perda da transparência", explica o médico oftalmologista Lindolfo Granda.

Segundo a OMS, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira reversível no mundo, acometendo principalmente idosos. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, como por exemplo, diabetes e glaucoma.

O médico ainda explica que é possível evitar a doença. As recomendações são: proteger os olhos dos raios UVA e UVB com óculos escuros de qualidade, evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, evitar o uso do cigarro, manter-se no peso ideal e alimentar-se de maneira correta.

Para o acesso a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve buscar assistência médica nas unidades básicas de saúde, que são a porta prioritária para assistência gratuita, assim ele receberá um encaminhamento para uma avaliação com um oftalmologista. Após a avaliação constar que o paciente deve fazer a cirurgia, ele será encaminhado ao hospital.

Referência

Referência em tratamento oftalmológico em toda macrorregião Sul do Estado do Espírito Santo, desde sua inauguração, em setembro de 2009, o Instituto dos Olhos "Dona Dalila" é o primeiro da rede estadual fora da Região Metropolitana. O Instituto dos Olhos oferece o serviço de oftalmologia com atendimento ambulatorial, exames, cirurgia de catarata e pterígio a pacientes de Cachoeiro e de 25 municípios do sul do estado, contando com equipamentos adequados e profissionais habilitados em diversas áreas da oftalmologia.

Comentários