Sarampo: Saúde orienta profissionais e participará da Stone Fair - Jornal Fato
Saúde

Sarampo: Saúde orienta profissionais e participará da Stone Fair

Na feira internacional de rochas, equipe vai orientar visitantes quanto aos sintomas da doença


Foto: Divulgação/PMCI

Além de intensificar a vacinação contra o sarampo, Cachoeiro realizará duas ações com foco na prevenção e no enfrentamento da doença, na próxima semana. 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) terá um estande na Cachoeiro Stone Fair, a feira internacional do mármore e granito, que será realizada de terça (27) a sábado (30), no Parque de Exposições do município. O objetivo é orientar visitantes quanto aos sintomas do sarampo. 
"Um número expressivo de pessoas, de várias partes do Brasil, estará em Cachoeiro para a feira, e, diante do surgimento de casos da doença em outras regiões, julgamos importante nossa participação no evento. Todos os expositores já foram informados pela organização sobre o serviço que prestaremos. Se algum visitante apresentar sintomas, nossa equipe fará uma avaliação prévia no local e, sendo constatada a necessidade de uma avaliação mais detalhada, recomendaremos o encaminhamento para a rede de saúde", explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
"Não temos nenhum caso confirmado em Cachoeiro e estamos adotando todas as medidas possíveis para que assim permaneça", complementa.

Atualização
A outra ação a ser promovida pela Semus é uma atividade de atualização sobre sarampo para médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde e em hospitais. O objetivo é repassar orientações sobre o fluxograma de atendimento a casos suspeitos e as diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde a respeito do tema. Serão realizados encontros segunda (26) e quinta-feira (29), a partir das 19h, no auditório da escola Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários, para diferentes turmas.
"O ressurgimento do sarampo no país, depois de ter sido considerada uma doença erradicada, demanda um reforço das orientações aos profissionais de saúde", justifica a secretária. 

Vacinação intensificada
Neste sábado (23), o Centro de Saúde Bolívar de Abreu e 28 unidades básicas de saúde na cidade e no interior estarão abertos, das 8h às 14h, para uma ação especial de vacinação, voltada para as pessoas de seis meses a 49 anos de idade ainda não imunizadas. Além disso, de segunda (26) à sexta (30), as unidades com sala de vacina vão estender o horário de atendimento até as 19h. 

Sarampo
O sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os primeiros sinais da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Comentários