Jovens escritores - Jornal Fato
Artigos

Jovens escritores

Mais uma edição do Concurso de Crônicas Rubem Braga é realizado em Cachoeiro de Itapemirim


- Fotos: Divulgação

A Academia de Letras promove há três anos o Concurso de Crônicas Rubem Braga, entre estudantes das Escolas Públicas e Particulares. Cultura é para ser vivenciada pelo povo, a literatura deve ser de fácil acesso para todos, e a realidade pode ser transformada a partir da juventude.

No primeiro ano do concurso, com o tema "Cachoeiro dos meus sonhos", houve uma pequena adesão, no segundo ano o crescimento foi surpreendente, com o tema "Os duzentos anos da Independência", participação de quase cem jovens escritores. Neste ano, o tema escolhido foi: "O Rio, espelho da sua cidade", e prevendo uma adesão maior, o concurso foi realizado previamente nas Escolas, que fizeram a seleção e enviaram os escritos de destaque. É emocionante a adesão de alunos das Escolas Públicas, algumas de periferia, em igualdade de condições com das Escolas Particulares. E surpreendente o resultado, em que os três primeiros lugares são alcançados exatamente pelos jovens escritores das Escolas Públicas.

Partilho algumas declarações dos candidatos: "Eu tive a oportunidade de expor minha paixão que é a escrita. Fiquei feliz por ser reconhecida, por fazer algo que eu tanto amo!" De outro: "É importante valorizar os escritores da nossa cidade, visto que ela é berço de tantos cronistas." Um professor declarou: "A literatura desempenha papel central na preservação da cultura e da arte." E encerro com outro jovem: "O Itapemirim não é um rio qualquer, nele enxergamos o reflexo da nossa história, de nossas idas e vindas. O rio batizou nossa cidade e cuida dela...o rio é o espelho da minha cidade." A Academia de Letras agradece a parceria da BRK e do Hospital Evangélico para a realização do presente Concurso. 


Comentários