Cachoeiro: Moradores cobram soluções para descartes irregulares de lixo - Jornal Fato
Cachoeiro

Cachoeiro: Moradores cobram soluções para descartes irregulares de lixo

Os chamados pontos viciados de lixo são transtornos vividos por moradores da comunidade São Jorge, no distrito de Monte Líbano.


- Foto: Divulgação.

Terrenos baldios, beira de estradas e barrancos e até calçadas viram depósitos irregulares de lixos e entulhos em Cachoeiro de Itapemirim. Os chamados pontos viciados de lixo são transtornos enfrentados diariamente por moradores de diferentes bairros da cidade. É o que acontece na comunidade São Jorge, no distrito de Monte Líbano.

O presidente da associação Agrícola Familiar Monte Líbano, Anderson Valiatti Corrêa, reclama que, diariamente, pontos específicos na estrada que liga o distrito de Monte Líbano ao bairro Village recebem descartes indevidos, feito por diversas pessoas. Alguns responsáveis, segundo Anderson, já foram identificados e denunciados, contudo continuam jogando lixo nos pontos viciados. 

"Quando abordadas, estas pessoas alegam não terem outro lugar para jogar o lixo. Sabemos também, que muitos o fazem por terem a convicção da impunidade, pois apesar de termos fotos e vídeos a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, responde a denúncia dizendo que os veículos só podem ser notificados em flagrante, os agentes não podem notificar pela foto", reclama Anderson.

Os próprios moradores se uniram para retirada do lixo, mas não foi o suficiente. Isso porque o descarte irregular continua. "Várias máquinas e caminhos trabalhando o dia todo e não conseguiram tirar nem a metade. E no dia seguinte onde foi limpo já estava cheiro de novo", contou o presidente da associação.

Denúncias foram protocoladas junto à Prefeitura. No dia 23 de junho deste ano Anderson, em nome da Associação que preside, solicitou junto ao município, a instalação de placas educativas de sinalização com os dizeres "Proibido jogar lixo". No dia seguinte, ele também protocolou uma denúncia, com fotos em anexo, de pessoas que jogam lixo nos pontos viciados. Contudo, apesar dos protocolos apresentaram o status de "finalizado", os moradores reclamam que não tiveram as solicitações atendidas.

A Prefeitura de Cachoeiro foi procurada para comentar sobre o caso e, em nota, respondeu: "O código de posturas do Município, no artigo 201, diz que é proibido manter, abandonar ou descarregar bens inservíveis em logradouros públicos e em zonas de proteção ambiental do Município ou em qualquer propriedade particular não edificada. A Prefeitura pede que a população colabore para manter as vias públicas limpas e lembra que quem joga lixo na rua pode receber multa de R$ 329".

Ainda segundo a Prefeitura, para denunciar quem faz isso e para solicitar a limpeza, os moradores devem acionar a Ouvidoria municipal, pelo telefone 156.

Recentemente, o presidente da associação de moradores também protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público, afirmando não ter recebido retorno do município diante de suas solicitações. A denúncia será analisada.

 

Comentários