Agricultor investe em tecnologia inovadora - Jornal Fato
Cidades

Agricultor investe em tecnologia inovadora

O sensor permite cultivo de frutos mais saudáveis, com custo-benefício mais equilibrado


Além das lavouras de abacaxi, Manoel é proprietário há 20 anos de uma fábrica de polpa de frutas em Brejo dos Patos

O produtor rural Manoel de Oliveira Marques, 74 anos, da localidade de Brejo dos Patos, instalou, em abril, sensor em sua lavoura de abacaxi. A tecnologia inovadora permite que obtenha informações do ambiente, como a temperatura, umidade do ar e do solo em várias profundidades, além da irradiação solar.

O sensor permite cultivo de frutos mais saudáveis, com custo-benefício mais equilibrado.  As informações servem de parâmetro para irrigação, prevenção de fatores de risco e identificação dos melhores procedimentos na busca por uma exploração agrícola mais eficiente e aumento da produtividade.

"Somos os primeiros do Brasil a testar a tecnologia e estamos ansiosos pelos resultados", diz o agricultor". Ele diz que foi incentivado pela Secretaria de Agricultura de Marataízes e Incaper, na busca por tecnologias que irão trazer melhorias para o setor.

Além das lavouras de abacaxi, Manoel é proprietário há 20 anos de uma fábrica de polpa de frutas em Brejo dos Patos junto à família, empregando cerca de 30 famílias do município. Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Carlos Silva Almeida, o produtor é um grande investidor e um visionário do setor.

"A tecnologia chegou para o homem do campo, e é importante investir para que haja melhoria nos produtos que hoje são oferecidos para o consumidor final, que se preocupam em obter produtos mais saudáveis para toda a família.

Comentários