Encontro reúne 300 produtores de café - Jornal Fato
Cidades

Encontro reúne 300 produtores de café

Durante o evento, o governo inaugurou 4 quilômetros de pavimentação de estrada rural


Hartung ressaltou o equilíbrio nas contas do governo como ponto fundamental para se fazer investimentos

O município de Ibatiba recebeu, nesta sexta-feira (27), o 15º Encontro de Produtores de Café. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre cafeicultores, técnicos e autoridades, afim de debater o mercado de café arábica. O encontro foi realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do município.

Durante o evento, também foi feita a inauguração da obra de pavimentação e calçamento de 4 quilômetros de estrada pelo Programa Caminhos do Campo, que garantem o acesso às comunidades de Cambraia, Córrego Ipê e Santa Maria. O investimento é de R$ 3,9 milhões.

As obras de pavimentação e calçamento foram realizadas no acesso da sede à Cambraia, que possui 2,14 quilômetros; da sede ao Córrego Ipê, com 1,185 quilômetros e o que liga a sede à Santa Maria, que possui 680 metros. As intervenções foram retomadas em maio do ano passado e vão beneficiar o escoamento da produção agrícola da região, principalmente do café.

"No governo é igual no trabalho de cada agricultor. A gente precisa trabalhar, cuidar e ter um pouquinho de sorte. E é isso que fizemos no Estado. Assumimos o Estado em 2015, numa crise nacional que afetava os 27 estados. Tivemos a crise hídrica que afetou diretamente nossos produtores, o problema do petróleo e gás, a Samarco. E durante esse período de crise que tivemos que atravessar um deserto, fizemos de forma organizada. O Espirito Santo é um diferencial no mapa do Brasil. Não fiz sozinho, fizemos tudo em conjunto com os capixabas, mas tenho a honra de liderar essa obra. E é por isso que estamos iniciando obras, entregando obras, e abrimos a janela e vimos poucos estados entregando", destacou Hartung.

 

Café

Segundo o secretário Ideraldo Lima, o café representa 40% do PIB agropecuário do Espírito Santo e eventos assim, servem para melhorar a qualidade da produção agrícola. "Temos duas palavras que devem seguir de referência para nossos produtores rurais: produtividade e sustentabilidade. Vale ainda destacar, o excelente trabalho realizado pelo nosso Incaper na cafeicultura que é referência no País".

Para a agricultora familiar Ana Maria Rodriguez Faria, produtora local de arábica há apenas um ano, o encontro foi um momento de motivação. "Eu só tenho 300 pés de café arábica, mas para mim já é um bom começo. Já vendo o meu café no armazém local e estou aqui para contar com os especialistas no assunto para eu melhorar, cada vez mais, a qualidade do meu café. A ideia é aos poucos adotar as tecnologias na minha lavoura e agregar valor ao que eu vendo", disse.

Comentários