Itapemirim promove debate sobre Segurança Pública - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim promove debate sobre Segurança Pública

Capacitação da Guarda Civil Municipal e Combate à violência contra a mulher foram temas dos eventos.


O ex-secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, esteve em Itapemirim, na manhã desta quinta-feira (26), a convite do prefeito, Thiago Peçanha e do Secretário de Defesa Social, Coronel Marcos Duarte Gazzanne, para realizar duas agendas distintas no auditório da Prefeitura Municipal.

No primeiro evento, Garcia promoveu uma capacitação técnica com agentes da Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil. O tema abordado foi "Integração das autoridades com a comunidade". O ex-secretário, que é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco pontuou que, entre outros fatos, a queda da violência no Espírito Santo se deve ao trabalho de integração.

O Espírito Santo chegou a ser o segundo mais violento do país, hoje ocupa a 15ª posição.

Após a capacitação, André realizou uma palestra sobre violência doméstica e o combate a violência contra a mulher. Cerca de 130 mulheres acompanharam a dinâmica da lei e sua aplicação prática quanto ao tema.

Ao lado de representantes das Policias Civil e Militar, representadas pelo Delegado de Polícia Djalma Pereira Lemos e do Capitão Luciano Nunes, os convidados participaram de uma mesa redonda, onde puderam tirar suas dúvidas.

Itapemirim conta, atualmente, com um cartório específico para a Lei Maria da Penha, na Delegacia do município, e une esforços entre outras autoridades para implantar uma delegacia da mulher, como também, a Patrulha Maria da Penha na cidade.

O ex-secretário de segurança conheceu a Casa Rosa, única da região sul, que é referência no atendimento à saúde da mulher e pretende abrigar um atendimento jurídico especializado.

PM com sede no município

Medidas efetivas para diminuir ainda mais a violência no município e um possível convênio entre município e estado pretende, com a doação de um terreno, feita pela prefeitura, construir uma sede para Polícia Militar na região.                                 

Em agosto do ano passado, a prefeitura fez uma parceria com a PMES e em apenas cinco dias construiu um novo departamento (DPM), para atender os distritos de Itaipava e Itaóca.

Comentários