Protagonismo regional - Jornal Fato
Colunistas

Protagonismo regional


Nunca saberás o que é suficiente enquanto não souberes o que é mais que suficiente

William Blake


Com as receitas turbinadas pelos royalties do petróleo e a implantação de um porto no horizonte, o município de Presidente Kennedy, hoje com pouco mais de 10 mil habitantes, tem tudo para se tornar a locomotiva do desenvolvimento da região Sul Capixaba.

 

Além da convergência de condições econômicas e financeiras, é fundamental, também, a liderança política da jovem prefeita Amanda Quinta Rangel, que assume o seu papel de protagonista no cenário sul capixaba.

 

Ela vai irrigar com R$ 50 milhões o Fundesul - fundo estatal para incentivar investimentos privados na região, destino adequado ao dinheiro que, de outra forma, ficaria parado nas contas da Prefeitura.

 

Possibilita, assim, que empreendimentos necessários ao funcionamento do porto, por exemplo, se instalem no município e na região, ao mesmo tempo em que qualifica da mão de obra local para que a pequena população kennedense possa usufruir do grande número de empregos que será criado.

 

A Prefeitura investe pesado em cursos de capacitação técnica - voltados para as atividades que serão mais requisitadas - e também em bolsas de estudo, com direito a transporte, para quem deseja fazer curso superior em Cachoeiro ou no norte fluminense.

 

A prefeitaentende que o crescimento de Presidente Kennedy - que ainda não tem estrutura suficiente de Saúde, Educação, hospedagem, restaurantes e até comércio, para absorver a previsível alta da demanda - não poderá se dar dissociado da evolução da região.

 

A desconcentração do desenvolvimento terá, ainda, a vantagem colateral de desestimular, ou reduzir, o movimento migratório e a consequente crescimento desordenado da cidade. Medida necessária para que Kennedy não se transforme em uma nova Macaé.

 

A mandatária, assim, demonstra visão estratégica de médio e longo prazo. Sua atuaçãovai refletir não apenas em Kennedy, mas em municípios menos afetados pelos grandes empreendimentos planejados para os próximos anos.

 

Mas, hein?!

 

Enquanto bandidos armados fazem arrastão em ponto de ônibus em pleno centro de Cachoeiro, a Guarda Municipal continua desarmada. Vai entender...

 

Sobe

 

Santa Casa

 

Muitos políticos festejando o empréstimo da Caixa à Santa Casa, na expectativa de obter algum reconhecimento e, claro, ganho eleitoral. Mas, para a população, o que tem valor, mesmo, é a garantia de que os serviços do hospital não correm mais o risco de serem paralisados. 

 

Desce

 

Casteglione

 

O ex-prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, teve que deixar a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social por decisão do seu partido, o PT. Não bastasse agora também figura como réu em ação penal por fraude em licitação, em primeira instância, com a consequente perda do foro privilegiado.

 

CONTRA AS DROGAS -O Deputado Estadual Marcos Mansur, membro da comissão de políticas antidrogas da Assembleia Legislativa, tem realizado palestras nas escolas do interior com foco no combate e reabilitação das drogas. Nesta quarta-feira (05) esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Jerônimo Monteiro, juntamente com o vereador Elias Brito, o secretário municipal de Educação, Vilmar, a diretora Luzia e toda a comunidade Escolar.

 

Vias de FATO

 

O deputado Theodorico Ferraço está entre PSDB e PSB para se filiar. Descontente, não deve permanecer no DEM, onde se sente desprestigiado.

 

O descontentamento de Ferração se acentuou bastante após a vinda do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para almoço com o governador Paulo Hartung, no mês passado. 

 

Desde que deixou a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado aponta sua artilharia para o Palácio Anchieta. Condiciona sua saída do DEM aos movimentos de Hartung.

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, reuniu a imprensa do interior para agradecer pelo apoio às ações realizadas nos últimos anos.

 

Guerra deixa o cargo no próximo dia 29, mas, na véspera, estará em Cachoeiro para inaugurar o Centro Integrado Sesi-Senai, maior obra em andamento no município.


Comentários