PT enrascado e oposição dependente de Ferraço - Jornal Fato
Colunistas

PT enrascado e oposição dependente de Ferraço


Num momento de incertezas, a primeira avaliação do quadro eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim deu o que era de se esperar: ampla vantagem do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), com 60% das intenções de voto, nos cenários em que se alternam como adversários o deputado estadual Rodrigo Coelho e vereador Professor Léo, ambos do PT, na casa dos 16%.

 

É Ferraço também o menos rejeitado, por 10,3%, enquanto a rejeição aos petistas varia de 18% e 20%, refletindo o mau momento da sigla no país e da gestão do prefeito Carlos Casteglione (PT), em Cachoeiro.

 

Os percentuais de Rodrigo Coelho e Professor Léo são muito parecidos, 16,3% e 16,5% nos embates diretos com Ferraço (que tem 59,8% e 60,8%, respectivamente). O que demonstra ser este o teto dos votos ideológicos do PT no município.

 

Embora a pesquisa não teste a possibilidade, real, de Rodrigo e Léo se enfrentarem, dá pouca margem de sucesso para o deputado neste embate, já que transitam no mesmo eleitorado. Na verdade, os sufrágios são do partido e, para concorrer contra o vereador, é Coelho quem necessitaria sair.

 

A esperança aumenta para o PT quando Theodorico está fora do páreo. No único cenário com essa alternativa, empatados em rejeição, com 20,8%%, a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM) - 27,3% - e Rodrigo Coelho -29,3% - também estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura.

 

Os números a que essa análise se refere são da menção estimulada. A margem de erro, da pesquisa realizada pelo instituto Futura, é de 4,9 pontos percentuais, com 400 entrevistados apenas, entre 6 e 8 de maio.

 

Tão longe do pleito, quando sequer há definição dos candidatos - há nomes de possíveis postulantes ignorados, como o deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) e dos vereadores Julio Ferrari (PV) e Alexandre Bastos (PSB) - a pesquisa não é definitiva, mas desenha o que já se intuía: o PT numa enrascada - mais uma - e a oposição dependente de Ferraço - de novo.

 

VISITA. A equipe da startup e fábrica Café Caramello, formada pela barista Cristina Pascoli Tongo e pelos franqueados em Cachoeiro, Domingos Almeida e Patrícia Senhorinha, visitaram a redação do FATO, apresentando o produto. Foram recebidos pela diretora comercial Lília Argeu Santos. A inauguração da franquia acontece hoje, às 19h00, no Hotel San Karlo

 

A infelicidade não é saber o que se quer e fazer um esforço enorme para consegui-lo.

 Don Herold

 

Sobe

Hartung

O governador Paulo Hartung (PMDB) está com prestígio elevado entre os cachoeirenses. Seu desempenho pessoal é avaliado como bom ou ótimo por mais de 46,3% dos eleitores, ao passo que apenas 8,5% o desaprovam. Já seu governo é aprovado por 35%.  Os números são de pesquisa do instituto Futura, divulgados ontem.

 

Desce

Interior

Sessão após sessão, a bancada dos distritos de Cachoeiro critica a falta de ação da Secretaria Municipal de Interior em algumas comunidades. As queixas desta semana foram dos vereadores Carlos Renato Lino, o Ratinho (PR), oriundo de Pacotuba, e Alexandre Andreza (PR), de Itaoca, em relação à localidade de Alto Moledo.

 

Mas, hein?!

Casteglione deixou o sindicato da categoria, que o ataca, falando sozinho e abriu negociação direta com servidores quanto ao reajuste salarial.

 

Vias de FATO

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) pediu apoio, no plenário do Senado, à proposta de antecipação das receitas decorrentes da exploração do petróleo e gás natural.

 

O objetivo é permitir a recuperação das economias estaduais e municipais e determina que apliquem 60% dessa antecipação de receitas em Saúde e Educação.

 

O projeto deverá ser votado na próxima terça-feira (26), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e, em seguida, no plenário do Senado.

 

Sem fazer alarde, a ex-vereadora cachoeirense Claudia Lemos (PRP) assumiu a Secretaria de Assistência Social em Marataízes, para a qual havia sido convidada há tempos.

 

O prefeito de Cachoeiro Carlos Casteglione (PT) completou mais um aniversário ontem, sem muitos motivos para comemorar na vida pública.


Comentários