Exposição traz obras de nova fase de artista - Jornal Fato
Cultura

Exposição traz obras de nova fase de artista

A artista voltou a pintar no ano passado, após fazer viagens pelo mundo. Os lugares pelos quais passou a inspiraram


Paula Bastos é cachoeirense, mas mora atualmente no Rio de Janeiro ? ela fala sobre sua paixão pela arte - Fotos: Ronaldo Santos

Está em exposição na Sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, as obras da artista cachoeirense Paula Bastos. A mostra, intitulada "Emersão", ficará exposta até 24 de agosto.

Paula é advogada e mora atualmente no Rio de Janeiro, onde iniciou seu curso de Direito. À reportagem, a artista disse que começou a pintar na infância, quando teve seu primeiro contato com tintas e pincéis. "Imediatamente manifestei habilidade para o desenho", conta.

Essa é a primeira vez que Paula expõe em espaços públicos. Menciona que já fez algumas apresentações em galerias particulares, mas que nada é melhor do que começar essa nova etapa em sua terra natal.

 

Técnica

A técnica que Paula usa em suas pinturas é o hiper-realismo. Com esse método, a artista procura mostrar abrangência de detalhes, uma interpretação minuciosa do que é real.

Em seus quadros, ela mistura elementos abstratos e realistas, utilizando grafite, aquarela e tinta acrílica. Ela já usou também o estilo artístico figurativismo, pastel e carvão.

"Minha base artística vem do desenho e sempre tive admiração pelos detalhes, principalmente do corpo humano, e essa base se transferiu para a pintura com a mistura de outras técnicas".

 

Tempo

A artista ficou alguns anos longe das telas. "Tive que me afastar para dar prioridade aos estudos no campo do Direito, mas nunca perdi a paixão pelas artes", relata.

Voltou a pintar no ano passado, após fazer viagens pelo mundo. Os lugares pelos quais passou despertaram nela a vontade de novamente praticar pintura e iniciar nova fase em sua vida.

"Percebi que as programações que mais me encantavam eram os museus e galerias de arte, os trabalhos eram maravilhosos e me emocionavam. Quando voltei decidi que não seria somente expectadora, que poderia produzir minha própria arte".

 

Inspiração

Com dias corridos e quase sem tempo, Paula utiliza a arte como forma de escape, para renovar as energias. "Quando consigo tempo para pintar me torno outra pessoa, fico muito feliz", revela a artista.

Segundo ela, sua maior inspiração é o amor, dedicado não só em relacionamentos, mas pelo ser humano, em geral, pelos seres vivos.

 

Exposição

No espaço, os visitantes ainda poderão ver dois filtros dos sonhos (artefato indígena), feitos artesanalmente pela artista. Na crença, o filtro impede que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular dos sonhos.

"Gostaria de agradecer à Prefeitura de Cachoeiro pelo espaço, pela oportunidade, e a curadora Isabel Cristina Almeida que foi fundamental na organização e montagem da exposição", finaliza.

A sala Levino Fanzeres fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

 

Comentários