Fiscalização aperta sobre agroindústrias - Jornal Fato
Economia

Fiscalização aperta sobre agroindústrias

Serviço de Inspeção Municipal está de olho no setor - na semana passada, dois estabelecimentos foram fechados


São fiscalizadas, pela equipe, fábricas de produtos cárneos, laticínios, pescados, ovos, mel e derivados - Foto: PMCI

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) interditou dois estabelecimentos clandestinos na semana passada em Cachoeiro de Itapemirim. A equipe atua no trabalho de fiscalização e inspeção de estabelecimentos que produzem e comercializam mercadorias de origem animal, como fábricas de produtos cárneos, laticínios, pescados, ovos, mel e derivados.

Para voltarem a funcionar, ambos terão de regularizar suas documentações junto ao SIM (registro do estabelecimento, dos seus produtos e rótulos) e, também, adequar as estruturas físicas e a sua forma de produzir. Hoje, 21 estabelecimentos encontram-se legalizados, e três, em processo de registro.

Formada por um médico veterinário, uma auditora fiscal e técnicos especializados, a equipe à frente do serviço busca, inspecionar as etapas da produção dos alimentos - visando garanti-los dentro dos padrões de identidade e qualidade - e, principalmente, realizar trabalho de acompanhamento e orientação aos produtores.

São oferecidos cursos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) dos produtos, participação em seminários, visitas técnicas, entre outras atividades.

"A industrialização de produtos de origem animal é processo complexo e muito exigente, em todas as fases. Desde a obtenção da matéria-prima, o manuseio, a fabricação, a embalagem e o transporte e conservação. Tendo em vista a alta perecibilidade desse tipo de produto, temos de estar muito atentos. À população, recomendamos que não compre produtos que não tenham acompanhamento do serviço de inspeção", destaca Robertson Valladão, secretário municipal de Agricultura e Interior.

Comentários