Projeto Creche - Jornal Fato
Artigos

Projeto Creche

No Núcleo Feminino da Unimed, a Responsabilidade Social é um compromisso de cidadania, realizado com o prazer de servir à sociedade


- Foto Divulgação/Unimed

Do Núcleo Feminino da Unimed Sul Capixaba. A Legislação exige. No Núcleo Feminino, a Responsabilidade Social, antes de ser um dever, é um compromisso de cidadania, realizado com o prazer de servir à sociedade. A Coordenação dos trabalhos é realizada pela médica pediatra Fabíola de Freitas Moraes. Ela adquiriu sua experiência em Clubes de Serviços Cachoeirenses. Utiliza-se do lema: "Ninguém é tão pobre que não possa doar; nem tão rico que não possa receber." Cria com isso um ambiente fraterno de solidariedade. Vai de encontro à essência da Cooperativa, da filosofia do Cooperativismo, algo que aprendeu durante o tempo na Diretoria Executiva da Cooperativa Médica. Com isso, contribui para a humanidade do sul do Espírito Santo e gera benefícios físicos e emocionais. Vai além dos empregos e rendas que a Empresa possa distribuir. Um trabalho que muda paradigmas pessoais e empresariais. Uma visão médica e empresarial diferente. Uma visão de sentimentos fraternos, sem vaidades, intolerâncias ou necessidade do poder.  Valorização das virtudes e no que temos de melhor para os nossos relacionamentos. Nos nossos relacionamentos a caridade e filantropia é o amor ao próximo; com a Responsabilidade Social nos apossamos da solidariedade e buscamos um desenvolvimento em que as comunidades constroem uma visão de futuro e materializam projetos e ações. Um desenvolvimento a partir das realidades locais. Seguimos o poeta Mário Quintana: "Se as coisas são inatingíveis... ora! / Não é motivo para não querê-las / Que tristes os caminhos e se não fora / A mágica presença das estrelas. "  Padre Vieira, pensador do séc. XVII, escreveu: Sem os sonhos não vivemos; sem os sonhos apenas contamos o tempo.

O Núcleo Feminino da Cooperativa é composto por médicas cooperadas, esposas de médicos e colaboradores da Empresa. Foi criado em 2015. Seu projeto inicial: Vi Ver Unimed. Atende crianças com deficiência visual da rede pública municipal. Iniciou-se na Escola Florisbelo Neves. Professores são capacitados para identificar crianças com deficiência visual. Posteriormente, em Mutirão de fim de semana, são avaliadas pela equipe de médicos oftalmologistas (Doutores Paulo Ney, Eduardo Abib e Fernando Lengruber). Após avaliação dos médicos, os alunos são contemplados com seus óculos. A primeira criança, ao enxergar com nitidez, exclamou: "Tia Fabíola, agora posso ver a lua!" O Vi Ver Unimed, do Núcleo Feminino, além da entrega de óculos, faz acompanhamento do rendimento escolar através da Secretaria de Educação. Os recursos para a aquisição dos óculos e organização dos eventos são provenientes de Brechós e doações. O Núcleo necessitou se voltar para os idosos do Lar Adelson Rebello Moreira e no Asilo João XXIII. Mantém-se firme no trabalho da Visão das crianças e volta-se para outras necessidades: "Banco de Perucas" para mulheres em tratamento oncológico. Além das perucas, lenços coloridos. Um "Chá Rosa" será realizado no dia 18 de outubro, no Bom Gosto, para a ajuda aos pacientes oncológicos. O novo projeto do Núcleo Feminino, a Creche, beneficiará os filhos, de zero a quatro anos, dos colaboradores da Unimed Sul Capixaba. Um projeto inédito nas Cooperativas Médicas do país. São 998 colaboradores, 751 do sexo feminino, a serem beneficiados.


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários