Retrospectiva - Jornal Fato
Artigos

Retrospectiva

Dezembro um mês de fazer o balanço do que foi feito durante o ano e traçar novas metas.


- Foto Reprodução Web

Sempre que chega dezembro bate um desespero pelo fato do ano acabar e não ter dado conta de tudo que havia planejado, ou aquela gratidão por findar seu ano com êxito.

Ufa, um turbilhão de sentimentos brotam nesse mês.

Traçamos metas, decidimos realizar sonhos, criamos expectativa para o novo ano que vai iniciar e paramos para refletir como foi o ano que está acabando.

Temos o costume de reclamar porque isso ou aquilo não aconteceu, porque deu errado e aí nos culpamos. Estou aqui para te dizer que nem sempre vencer será ter êxito e chegar ao final da meta com saldo positivo, sucesso também é quando você faz sua parte com maestria sabendo que se empenhou ao máximo, deu o seu melhor, mas que por outra circunstância não ocorreu como o esperado.

Você fez com excelência a sua parte? Então você venceu.

Quando fazemos uma relação das coisas boas que vivemos, os momentos agradáveis em família, um passeio inesquecível, uma comida saborosa que você fez para você ou alguém especial, um carinho que recebeu de quem te ama ou o seu momento de solitude em paz, vemos que há mais motivos para agradecer do que para pedir.

Enfim, não sei como foi seu ano, se você tem o costume de fazer essa retrospectiva, de planejar o novo ano, de pedir ou agradecer, mas venho te dizer que é importante fazer essas análises e, principalmente, respeitar esse ciclo que se finda e acolher esse novo ciclo que se inicia.]

 

Pâmela Gualandi
Psicanalista 
 

 


Comentários