Se nos unirmos, vencemos a Covid e não paramos o comércio - Jornal Fato
Artigos

Se nos unirmos, vencemos a Covid e não paramos o comércio

Que todas as atividades econômicas sejam reabertas tão logo tudo esteja minimamente sob controle


Foto: Getty Images

Por Flávia Cysne

 

Com visão de gestora municipal que exerci por duas vezes como prefeita de Mimoso do Sul, mas também junto ao segmento de turismo Estadual como Secretária e Sub Secretária, nas gestões de 2009 a 2011, sugiro ao setores comercias, industriais e prestadores de serviços um pacto pelo enfrentamento à Covid.

Entendo que o problema é com a desobediência às recomendações sanitárias por um grupo cada vez maior. Sugiro que já durante esses 14 dias do atual decreto estadual, seja feita uma proposta de fiscalização, multa e se for o caso, prisão por desobediência do cidadão, líder político ou empresário que incentivar práticas que promovam o avanço da COVID 19. E não estamos falando da prisão de trabalhadores, mas de promotores do caos, que incentivam aglomerações nas ruas quando já há super lotação nas UTI's.

Que todas as atividades econômicas sejam reabertas tão logo tudo esteja minimamente sob controle, inclusive as de turismo. Desde que haja um sistema de fiscalização municipal em conjunto com a sociedade, atrelada ao disk denúncia. Ações conjuntas das polícias Civil, Militar e apoio do Exército, se necessário. E não estamos falando de ditadura, mas de esforços coletivos pelo bem da população.

O único gargalo que precisaria ser suprido é o transporte coletivo, que continua lotado, colocando em risco a vida de quem já paga um preço muito alto: o trabalhador.

É urgente que um grupo de trabalho encontre uma solução eficaz para proteger nossos funcionários e cidadãos que não podem se dar ao luxo do home office.

Pela vida de todos os capixabas. Pela vida de todos os brasileiros. Pelo fortalecimento do SUS. Pela vacinação em massa.


Flávia Cysne, ex-prefeita de Mimoso do Sul

atuando na Assembleia Legislativa, no

Gabinete do Deputado Marcos Mansur


Opinião do leitor

Comentários