Superando limites - Jornal Fato
Artigos

Superando limites

O que uma pessoa faz para ser acima da média?


O que realmente faz a diferença na vida dos vencedores? E aqui não estou falando de todos nós, humanos comuns, que vencemos desafios dia a dia e nos superamos na luta de prosseguir, estou falando de pessoas comuns e que superam desafios que não fazem parte do cotidiano comum, como romper um processo de depressão e se transformar no exemplo da motivação ou após perder o movimento das pernas se reinventar, muitas vezes criando novos desafios para si mesmos.

Não podemos resumir as inúmeras áreas de superação humana focando nas carreiras artísticas e nos esportes, porque sabemos que é vasto o campo de heróis humanos e a pergunta é: o que faz uma pessoa ser acima da média?
Vocês sabiam que Albert Einstein um dos homens considerados mais inteligentes da história mundial, criador da teoria da relatividade foi considerado um mau aluno e completamente inútil por seus professores? Contudo ele não parou! Foi incansável no seu propósito de ir além, mesmo praticamente sozinho, persistiu, lutou pelos seus sonhos e ganhou o prêmio Nobel de física em 1921 se transformando no mais consagrado e memorável físico de todos os tempos.


Sua filosofia: "Há duas formas para viver a vida; uma é acreditar que não existe milagre, a outra é acreditar que tudo é milagre".

Temos vários nomes na história de pessoas comuns que persistiram e enfrentaram os rizinhos de canto de boca, que debochavam de sua 'loucura', e após êxito no desfecho, foram promovidas a 'gênios', 'talentos', 'brilhantes', valorizados e reconhecidos. Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford, Nikola Tesla e Marie Curie são alguns exemplos históricos, mas também temos Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Tom Cruise, Joanne Rowling (J.K. Rowling), Oprah Winfrey e tantos nomes na constelação das estrelas da superação e exemplos motivacionais de inspirações reais.

Mas o que eles têm de diferente do restante da humanidade?

 

Um propósito inabalável de atingir o alvo. Um desejo ardente de conquistar o objetivo. A certeza de que nada os detém, mesmo que às vezes precisem ajustar a rota. O tempo pode passar e muitas vezes em frangalhos, feridos pelas palavras de desencorajamento e até ofensas e xingamentos, abrindo mão de prazeres momentâneos que são verdadeiros refrigérios para a alma, eles continuam sem perder a persistência e a convicção, se fortalecendo sempre visualizando o momento de consagração.

Vou encerrar com três exemplos de que para chegar ao topo não existe um padrão físico nem que a idade é impedimento, mas sim existem algumas habilidades inerentes à todo 'superador', como a própria palavra diz: precisa ser resiliente e superar a dor. Para isso é necessário olhar para frente, para a meta como se já tivesse a realizado e agradecer, mesmo com fome ou sede, se alimentar dela, enfrentar as críticas de cabeça erguida. Deve-se crer, treinar, estudar, exercitar e persistir, pois essa é a lição que eles deixam para nós.

Mitsu Morita aos 90 anos bate recorde da corrida de 100 metros em 23,8 segundos
 
Aos 99 anos, George Corones, bate recorde mundial de natação
 
Fernando Fernandes modelo que se tornou paraplégico e hoje é tricampeão olímpico

 


Renata Maria Personal Development

Comentários