Um toque a mais não faz mal - Jornal Fato
Artigos

Um toque a mais não faz mal

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, são orientados a fazer o exame anual de próstata com o urologista.


- Foto Reprodução Web

Novembro azul é um toque a mais no cuidado com a saúde masculina. Você sabia?

Chegou a vez da prevenção do câncer de próstata que chega acometer a saúde no estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Achou que era menos, né?

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, são orientados a fazer o exame anual de próstata com o urologista, para prevenção é realizado o teste antígeno prostático específico (PSA) e toque retal. Esse toque a mais faz toda a diferença e é onde a maioria dos homens acabam deixando de fazer por preconceito, um tabu a ser quebrado.

Não é vergonha nenhuma prevenir-se, pelo contrário, é um ato de cuidado e de amor com sua vida. Não deixe que um preconceito antigo te atrapalhe a ser um homem moderno que cuida da saúde externa e interna do seu corpo. Cuide-se bem!

 

Pâmela Gualandi
Psicanalista clínica

Comentários