Três nomes são lembrados para Cachoeirense Presente - Jornal Fato
Cachoeiro

Três nomes são lembrados para Cachoeirense Presente

As indicações de Wagner Medeiros e Gilson Rosa já foram feitas e Maria Laurinda também é lembrada


A Câmara de Cachoeiro de Itapemirim tem dois nomes indicados pare receber o título de Cachoeirense Presente, durante a festa da cidade, celebrada em junho: o economista Wagner Medeiros, superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci); e o empresário Gilson Rosa, da Afrodisíaca Alimentos.

Além deles, também é lembrado o nome da mestra de caxambu, Maria Laurinda Adão. A indicação dela, porém, não foi ainda protocolizada na Casa de Leis, segundo o presidente Brás Zagotto (Podemos).

O prazo para isso deve ser curto, pois a definição de quem será homenageado ocorrerá na sessão de 7 de maio.

Medeiros, aparentemente, sai na frente, pois seu perfil já fora avaliado no ano passado. Na oportunidade, os vereadores entraram em acordo pela escolha da Irmã Otília, levando em consideração, além dos inequívocos serviços prestados por ela, a idade - completa 91 anos em 2024.

Desde aquela época, segundo Brás, ficou implicitamente acertado que neste ano, a vez seria de Wagner Medeiros, que conta com o apoio de parcela significativa da Academia Cachoeirense de Letras.

Porém, há algumas semanas, a ex-vereadora Renata Fiório (PP) indicou o empresário Gilson Rosa para receber a honraria. Rosa ficou mais conhecido após adotar tática de marketing bem-humorada, tanto nas redes sociais, como em outdoors tradicionais, em fachada de prédios ou mesmo em ônibus. Em todas é o garoto-propaganda da própria empresa.

A mestra Maria Laurinda Adão é uma das maiores representantes da cultura negra capixaba e teve o nome ventilado pelo vereador Rodrigo Sandi (Podemos), mas a indicação não foi ainda efetivada.

De qualquer forma, de acordo com Brás Zagotto, a escolha será feita durante a sessão ordinária de 7 de maio. Até lá, como já ocorreu em outras votações, a expectativa é de que se chegue a um nome de consenso, que possa ser aprovado por unanimidade e que evite "derrotados" numa escolha que visa honrar o legado do escolhido. Caso contrário, a decisão será voto-a-voto.

O título de Cachoeirense Presente Nº 1 é concedido desde 1990, pela Câmara de Vereadores, a pessoas que são exemplos de vida e se destacam no dia a dia da cidade com o seu trabalho.

 

Participe da nossa enquete:

 

Comentários