Maior de todos os tempos, Cachoeiro Stone Fair 2023 é aberta - Jornal Fato
CANAL FATO

Maior de todos os tempos, Cachoeiro Stone Fair 2023 é aberta

Cerimônia oficial de abertura de tradicional feira de rochas local movimenta mundo empresarial e político


- Ronaldo Santos

A maior edição de todos os tempos da mais tradicional feira de rochas ornamentais da América Latina foi aberta oficialmente no fim da tarde de hoje em Cachoeiro de Itapemirim, considerada a capital brasileira do mármore, cidade onde o evento nasceu no fim da década de 1980, graças à visão empreendedora arrojada de pioneiros empresários do setor.  

A Cachoeiro Stone Fair 2023 acontece até sexta-feira no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.

 

 

A área de exposição este ano (30 mil m2, sendo 10 mil m2 de espaço coberto e também uma área para demonstração de blocos) representa mais que o dobro do tamanho da edição de 2022. Ampliação permitida pela estrutura do novo centro de eventos do município.   

A Cachoeiro Stone Fair 2023 reúne duas centenas de expressivas marcas - provenientes de 26 estados brasileiros e quatro países - de toda a cadeia produtiva, da extração ao beneficiamento, que mostram sua força e potencialidade, segundo Flávia Milanez, CEO da empresa organizadora do evento. 

 

   

É aguardado, durante os quatro dias de atividades, um público de mais de 20 mil pessoas nesta edição, de praticamente todas as regiões do Brasil, além de vários países. Número significativo para o turismo de negócios sul capixaba.  "Não é somente uma feira, é um encontro que faz o setor acontecer", define Milanez.

 

Qualidade atestada

Durante a solenidade de abertura do evento nesta terça-feira, líderes empresariais do segmento estavam animados com a recente validação da indicação geográfica (IG), que contribui para que o mármore cachoeirense e da região (Castelo e Vargem Alta) se torne ainda mais conhecido, graças à garantia de qualidade única.

Quem trouxe a notícia foi o presidente da Agência Nacional de Mineração, Guilherme Santana Lopes Gomes.

Ele ainda anunciou que a agência pretende acabar com a exportação de rochas por metro cúbico, considerando apenas tonelada. "Brasil é um dos poucos países que não é assim", justificou.

Por vídeo, o deputado federal capixaba Evair de Melo anunciou que foi protocolado o pedido no Congresso para Cachoeiro se tornar oficialmente a Capital Nacional do Mármore.

 

Sindirochas 50 anos

O aniversário de 50 anos do sindicato das empresas do setor (Sindirochas) foi outro fato que marcou a abertura da Cachoeiro Stone Fair 2023.

A entidade homenageou o seu primeiro presidente, o saudoso empresário Pascoal Araújo, por meio do qual foram lembrados todos os ex-presidentes.

 

 

Atual dirigente do Sindirochas, Ed Martins André declarou que "a feira é um divisor de águas desde 1989, quando se iniciou. Com o novo identificador geográfico, vai haver uma valorização ainda maior do nosso setor na região".

 

Vitrine de negócios

Principal vitrine de negócios do mercado nacional (segmento que movimenta bilhões de reais anualmente), a Cachoeiro Stone Fair costuma apresentar, em primeira mão, as principais novidades em máquinas, produtos, insumos, serviços e toda a diversidade das rochas brasileiras.

 

 

Tales Machado, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), destacou a importância do evento. "Há pessoas que esperam a feira, que só fecham negócios aqui. Só ontem participei de um evento pré-feira onde havia 280 pessoas de fora da nossa região".

 

 

Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, a Cachoeiro Stone Fair é promovida pelo Sindirochas e Cetemag. Conta com apoio do Centrorochas e patrocínio do Sicoob, CREA-ES, Banestes, Bandes, Findes, Sesi e Senai.  

 

Solenidade

Prestigiaram a cerimônia oficial de abertura do evento o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-governador, Ricardo Ferraço; o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho; a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini; o presidente da Assembleia Legislativa capixaba, Marcelo Santos; os também deputados estaduais Bruno Resende e Alan Ferreira; secretários municipais; vereadores; além de diretores de importantes órgãos (públicos e privados), diversas lideranças empresariais e de variados segmentos sociais.  

 

 Confira mais imagens do evento:

 

 

 

 

Comentários