Selita inaugura planta industrial e transfere toda produção até dezembro - Jornal Fato
CANAL FATO

Selita inaugura planta industrial e transfere toda produção até dezembro

O funcionamento será em etapas e começa até o dia 20 deste mês, pela produção de leite, atualmente concentrada, assim como os demais produtos, na unidade do bairro Campo Leopoldina, também em Cachoeiro


- Foto Aérea: Ronaldo Santos

A Cooperativa de Laticínios Selita inaugurou neste sábado (2) o seu novo complexo industrial em Cachoeiro de Itapemirim. Situada na localidade de Safra, em Cachoeiro, a nova planta é construída em terreno de 40 alqueires e terá capacidade para receber até 850 mil litros de leite por dia, o triplo da capacidade atual. O investimento é de R$ 130 milhões.

O funcionamento será em etapas e começa até o dia 20 deste mês, pela produção de leite, atualmente concentrada, assim como os demais produtos, na unidade do bairro Campo Leopoldina, também em Cachoeiro. Até dezembro, toda a migração deverá ser concluída e a antiga fábrica, fechada. Ainda não está definido como o local será aproveitado.

VEJA A GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS ABAIXO

Além de ampliar a capacidade de beneficiamento e permitir que a indústria invista em novos produtos, a mudança para a nova sede retirará a produção de bairro residencial, que já não comportava mais as atividades.

O novo empreendimento foi celebrado por lideranças políticas e empresariais, que compareceram à inauguração e puderam conhecer a nova planta industrial, que impressiona pelo tamanho.

Segundo o presidente da cooperativa, Leonardo Cunha Monteiro, mais moderna, a nova planta terá custo operacional menor, com insumos como água e o desuso de gás para alimentar a caldeira, que passa a ser a lenha. É esse equipamento que gera o vapor que faz toda a higienização dos maquinários.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da Selita para a economia sulina. "Aquilo que estamos conquistando, em termos de investimentos públicos e atração de empresas para cá, é fundamental para a região, mas nada substitui aquilo que é produção local. Um produtor de lei que dobre a sua produção, no mesmo local e área, isso gera empregos, renda", diz o governador que determinou empenho ainda mais efetiva do Governo do Estado em programa de melhoramento genético no sul do estado.

Com mais de 1,8 mil cooperados, a Selita capta leite de produtores de 58 municípios da região. Estamos hoje vivenciando um momento histórico. A inauguração de uma planta moderna, sustentável, que gera renda para o produtor", diz o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, que destacou o empenho do município em liberar as licenças para a construção.

Idealizador do projeto, o ex-presidente da cooperativa, Rubens Moreira, falou em realização de um sonho, "construído mais por medo da defasagem (da planta industrial atual), do que por coragem".  Segundo ele, a obra é o maior investimento no agro do Espírito Santo em todos os tempos. "E feito pela união de pequenos produtores".

O Jornal FATO fez a cobertura ao vivo da inauguração da nova planta industrial. Confira como foi.

Entrevista exclusiva com o presidente da Selita, Leonardo Cunha Monteiro. Prestes a completar 83 anos, cooperativa inaugura novo complexo industrial neste sábado.

 

 

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

Fotos: Ronaldo Santos e Hélio Filho

 

Comentários