BRK Ambiental lança minissérie com dicas de prevenção ao coronavírus em Libras - Jornal Fato
Cidades

BRK Ambiental lança minissérie com dicas de prevenção ao coronavírus em Libras

Os vídeos, disponibilizados em português e na Língua Brasileira de Sinais, fazem parte da iniciativa "Saneamento que Une"


Em tempos de pandemia de coronavírus, as informações sobre como se proteger ganharam espaço e a necessidade de distribuí-las de forma acessível também. Pensando nisso, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim e em outros mais de 100 municípios brasileiros, produziu uma minissérie bilingue, em português e na Língua Brasileira de Sinais com dicas de prevenção voltadas à comunidade surda.



Os vídeos, que fazem parte da iniciativa "Saneamento que Une", trazem informações fundamentais sobre a doença para que todos ampliem seu entendimento e possam se proteger e contribuir para diminuir a propagação da Covid-19. O material foi dividido por temas, com orientações sobre o que é a doença, formas de se prevenir, como higienizar corretamente as mãos e como utilizar e higienizar as máscaras de proteção. Aborda ainda os cuidados que devem ser adotados ao sair de casa e destaca outras recomendações das autoridades sanitárias e de saúde.

A série conta com a participação da intérprete de libras Maria Inez, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e com o apoio da professora Alini Alves, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Estado em que a BRK Ambiental atua em diversos municípios na operação de serviços de água e esgoto por meio de concessão pública. A campanha pode ser acessada pelo link https://www.brkambiental.com.br/saneamento-que-une ou pelo Youtube da BRK

Em Cachoeiro de Itapemirim, o técnico em Química Lucas Tirello Fernandes, de 28 anos, que possui deficiência auditiva desde o nascimento, assistiu aos vídeos ao lado do filho Davi, de 4 anos. "Fico feliz em ver que a BRK Ambiental está preocupada com a comunidade surda. Achei o material bem explicativo. Gostei também da intérprete, que tem gestos suaves e precisos, características importantes para a tradução", elogia Lucas, que é casado com Tatiana Barcelos Fernandes, de 38 anos, também portadora da deficiência auditiva.

Ele ressalta que o filho fala libras fluentemente e acredita ser necessário expandir os ensinamentos da Língua Brasileira de Sinais para mais pessoas. Sobre a pandemia e a recomendação do uso de máscaras, Lucas enfatiza, inclusive, que elas tendem a dificultar bastante a vida dos surdos que precisam da leitura labial para se comunicar e entenderem o que o outro diz. No entanto, sabe que as medidas preventivas são importantes para conter o avanço do vírus. O técnico em Química comentou que está de férias, aproveitando para descansar com a família e ajudar a sua mãe nos cuidados com o Davi, que está em casa, mas fica preocupado com sua esposa, que está trabalhando fora, e consequentemente com o filho.

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, comenta que a campanha integra as ações da empresa para contribuir com a promoção da acessibilidade e reforçar a proteção da saúde da população durante a pandemia. "Temos o compromisso de zelar pelo bem-estar e pela melhora da qualidade de vida e da saúde da população, e isso se faz não somente com investimentos nos serviços de água e esgoto, mas também com informação. Quanto mais pessoas alcançadas com os vídeos de orientação sobre as formas de prevenir a Covid-19, reforçamos a proteção contra o novo coronavírus", diz o diretor.



Dentro das ações estimuladas pela concessionária para que seus clientes e funcionários se mantenham em segurança, foi disponibilizado também um vídeo sobre os cuidados necessários durante a pandemia e como utilizar os serviços por meio dos digitais da BRK Ambiental.

Comentários