Chuva provoca destruição em municípios do sul do ES; situação é grave - Jornal Fato
Cidades

Chuva provoca destruição em municípios do sul do ES; situação é grave

Em dois deles, a chuva superou os 200 mm; equipes da Defesa Civil e bombeiros já estão nos locais e outras, a caminho; prioridade é deixar as pessoas em locais seguros


Cenas registradas em Mimoso do Sul

Dez municípios do sul do Espírito Santo registraram chuvas próximo ou até muito superiores a 100 mm durante a madrugada deste sábado (23) e continua a chover nesse momento. A Defesa Civil Estadual coordena o apoio aos afetados, numa ação que conta ainda com equipes do Corpo de Bombeiros.

Em Mimoso do Sul, foram 228 mm de chuva. As cenas são impressionantes. Ruas inteiras estão submersas, carros e portões de casas foram arrastados pela correnteza. Ainda não há o levantamento sobre os desabrigados e prejuízos constatados nos municípios mais atingidos.

Segundo o governador Renato Casagrande, equipes estão desde a madrugada prestando assistência nos municípios mais impactados. Outras se deslocam por terra e também em aeronaves. As equipes de municípios vizinhos, Cachoeiro, Castelo, Marataízes e outros da região foram as primeiras a chegar, segundo o governador. A prioridade do momento é garantir que todas as pessoas tenham local seguro para se abrigar.

Além de Mimoso do Sul, a chuva intensa atingiu Bom Jesus Norte (295 mm), Muniz Freire (194 mm), Alegre (156 mm), Vargem Alta (150 mm), Guaçuí (150 mm), Rio Novo do Sul (140 mm), Jerônimo Monteiro (135 mm), São José do Calçado (125 mm) e Iúna (98 mm).

 

DRAMA

O vice-prefeito de Mimoso do Sul, Paulinho Barros, disse, nas redes sociais, que perdeu tudo o que tinha, mas que conseguiu salvar a família.

"Sei que sou o vice-prefeito e preciso ajudar as pessoas da cidade. Mas eu perdi tudo na minha casa. Só salvei a minha vida e a vida da minha esposa. Eu queria poder ajudar muita gente, mas eu estou dando apoio à minha família. E ajudando meus vizinhos, que também perderam tudo. Não consegui salvar nem a roupa pra eu vestir. Então, desculpe se eu não puder atender seu telefonema ou não puder ajudar. Fiquem com Deus".

Comentários