Decreto revoga restrição de atendimento a idosos em supermecados - Jornal Fato
Cidades

Decreto revoga restrição de atendimento a idosos em supermecados

Entenda como será o atendimento à população


O prefeito Victor Coelho publicou novo decreto, revogando o anterior sobre o funciomento do comércio de Cachoeiro de Itapemirim. 

Conforme o decreto Nº 29.386 publicado em edição extraordinaria nesta sexta feira (3) está autorizada aabertura de diversos segmentos. Mas o atendimento aos idosos e crianças nos supermercados, considerado grupos de risco também sofre modificações. 

Diz o artigo específico aos supermercados:

§ 8º. Os hipermercados, supermercados e mercados deverão
realizar controle de acesso às suas instalações, visando impedir
entrada de menores de 10 (dez) anos, bem como o atendimento
à apenas 02 (duas) pessoas da família, somente podendo admitir
o ingresso de pessoas em ate 40% (quarenta por cento) de sua
capacidade, e que os caixas atendam até 05 (cinco) pessoas por
caixa aberto

COMO SERÁ DE FATO

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Cachoeiro, Francisco Montovaneli o acesso aos idosos aos supermercados está liberado, de acordo com o novo decreto. "Idosos poderão ir em qualquer horário nos estabelecimentos autorizados, inclusive levando um acompanhante" diz Montovanelli.

A restrição anterior, disse o secretário, era protetiva para os grupos de risco. Porém o estatuto do idoso prevê total liberdade de ir e vir.

Agora até duas pessoas da mesma família podem ir nos supermercados. "A restrição continua para crianças de até 10 anos".

A fiscalização continuará da mesma forma: "Guarda Municipal, Posturas e Vigilância Sanitária estarão fazendo visitas educativas. Em caso de reincidência haverá penalidades que poderão chegar à cassação do alvará" disse o secretário de desenvolvimento econômico.

"As novas medidas flexibilizam atividades, mas sempre mantendo orientações de distanciamento entre as pessoas. Importante avaliarmos as decisões a cada semana, de acordo com o cenário no Estado e no País. Estamos atentos aos números, às avaliações do Ministério da Saúde e das entidades que representam as diversas atividades econômicas da cidade. Estamos dialogando e tomando decisões em conjunto, que serão fundamentais para saúde das pessoas agora e no futuro", diz o prefeito Victor Coelho.

Comentários