Maio Laranja: Vargem Alta fará caminhada de mobilização - Jornal Fato
Cidades

Maio Laranja: Vargem Alta fará caminhada de mobilização

A caminhada de mobilização será em prol da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.


- Foto: Divulgação/ Governo Federal.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, acontecerá em Vargem Alta, uma caminhada de mobilização em prol da Campanha Maio Laranja. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do município.

A caminhada terá início a partir das 12 horas, com concentração em frente à Prefeitura e percorrerá as ruas da cidade.

A campanha

O 18 de maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo, em um crime que permanece impune.

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Comentários