Sábado foi dia de negócios da pecuária e café em Guaçuí - Jornal Fato
Cidades

Sábado foi dia de negócios da pecuária e café em Guaçuí

Durante todo o dia, no Parque de Exposições da cidade, foram realizados dois eventos agropecuários, a Feira de Touros Pró-Genética e o 1º Qualifica Café.


- Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper, realizou neste sábado (15) o Dia de Negócios da Pecuária e Café de Guaçuí. Durante todo o dia, no Parque de Exposições da cidade, foram realizados dois eventos agropecuários, a Feira de Touros Pró-Genética e o 1º Qualifica Café.

Para a secretária municipal de Agricultura, Christiany Fitaroni o Dia de Negócios da Pecuária e do Café foi um recomeço para a promoção de oportunidades de negócios através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. "Ações como esta movimenta a engrenagem econômica do agro, oportunizando negócios e capacitação técnica, troca de experiências e ampliação da rede de relacionamentos rumo ao desenvolvimento do agronegócio. A proposta do governo municipal é promover mais ações como esta", destacou. 

 

Feira de Touros Pró-Genética

A Feira de Touros contou com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), somando esforços para ofertar aos produtores rurais touros com genética melhoradora, Puro de Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (RDG), inspecionado pela ABCZ. Conforme explica os organizadores do evento, os animais apresentam idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose.

As Feiras de Touros Pró-Genética fazem parte das ações do Programa de Fomento da Bovinocultura Sustentável do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

1º Qualifica Café

O 1º Qualifica Café foi um seminário que levou as experiências e vivências em temas relevantes para a Cafeicultura do município e foram apresentados com o objetivo de despertar para a produção de cafés de qualidade superior, organização rural associativa e protagonismo feminino na produção, processamento e comercialização de cafés especiais para diversos estados do Brasil e para o exterior.

Como a Cafeicultura é uma das principais atividades econômico-produtivas na região, o município identificou a necessidade de ações de qualificação e geração de estímulos aos produtores e produtoras a se empenharem cada vez mais na melhoria da qualidade, produtividade, processos de colheita e pós colheita e comercialização.



O evento contou com a participação e apresentações realizadas pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC), Associação das Mulheres do Café das Matas de Minas e Caparaó (AMUC), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fundagres Inovar, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Também marcaram presença instituições financeiras e empresas ligadas ao agronegócio, além de autoridades políticas, como o deputado federal, Evair de Melo.

Comentários