Projeto capixaba de fotografia será lançado na Argentina - Jornal Fato
Cultura

Projeto capixaba de fotografia será lançado na Argentina

O Coletivo028 surgiu da urgência de alcançar novos artistas para que eles também tenham a oportunidade de expor seus trabalhos em galerias e espaços culturais


Com a proposta de ampliar a participação de novos artistas no cenário fotográfico e artes visuais, o Coletivo028 se prepara para lançar seu primeiro projeto internacional. A exposição fotográfica "Rua Brasil" chega às galerias de Buenos Aires em agosto e reúne o trabalho de onze artistas brasileiros, sob a curadoria e coordenação do fotógrafo e artista visual, o cachoeirense, Julio Cesar Pires, conhecido desde 2009 por expor individualmente em países como Brasil, México, Peru, Colômbia, Espanha, Argentina, Chile, além de ter participado de diversas mostras coletivas nacionais e internacionais.

O Coletivo028 surgiu da urgência de alcançar novos artistas para que eles também tenham a oportunidade de expor seus trabalhos em galerias e espaços culturais. Depois de anos viajando por diversos países e participando de mostras coletivas, o idealizador do projeto, Julio Cesar Pires, teve a ideia de compartilhar seu conhecimento com quem estava começando. "Eu senti que depois de apresentar exposições individuais em seis países, eu poderia usar o conhecimento, os contatos que fiz lá fora, para propor novas ideias com fotógrafos que estão iniciando a carreira artística e que ainda não conhecem os caminhos para se produzir uma exposição no Brasil ou no exterior", explica. Para o criador do 028, número que referencia o código da área telefônica do sul do Espírito Santo, seu local de nascimento, a finalidade principal do Coletivo é "multiplicar oportunidades e gerar visibilidade para fotógrafos capixabas e brasileiros".

A exposição "Rua Brasil" será composta por 50 imagens de fotógrafos do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As fotografias pretendem mostrar os contrastes, similaridades, e o universo urbano de diferentes cidades do país através de expressões culturais e sociais, que tem a rua como principal pano de fundo.

"As fotos retratam as manifestações culturais e religiosas de Salvador, como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim e o Nego Fugido na Bahia, as Folias de Reis do Espírito Santo, e em Minas Gerais, o Maracatú. Todas imprimem um peso cultural e um viés artístico único, o que torna o projeto ainda mais especial", revela Julio, ao justificar o nome da exposição e a curadoria realizada para este primeiro projeto.

A mostra ocupará a galeria do Centro Cultural Brasil Argentina, instituição de extremo prestígio em Buenos Aires, diretamente ligada à Embaixada do Brasil, que trabalha na continuidade das estratégias de promoção da cultura brasileira, traçada pela Rede Brasil Cultural, cujas unidades, geridas pelo Ministério das Relações Exteriores, pertencem ao Governo Brasileiro.

Neste projeto, participam os fotógrafos Augusto Araújo (BA), Bruno Lagrutta (RJ), Gabriela Palha (BA), Rodrigo Veloso (BA), Nalton DS (São Paulo), Lua Terra (MG), os cachoeirenses (ES) Ana Clara Ramos, Caio Delesposte, William Nunes, Talita Tavares e a alegrense (ES) Taynara Barreto, fotógrafa e publicitária que trabalha na co-curadoria da exposição RUA BRASIL.

Taynara avalia o projeto como porta de entrada para muitos dos fotógrafos participantes. "Ver meu trabalho conquistando espaços que eu nem mesmo imaginava que pudessem existir é um privilégio. Não só por mim, mas por todos os participantes, que estão saindo do anonimato e projetando seus trabalhos para outros lugares. As fotos retratam um Brasil diferente, diverso e muito rico".

O Coletivo028 tem, ainda para este ano, exposições agendadas para as capitais da Colômbia e México, além de outras propostas. A ideia é começar abraçando as oportunidades que surgirem fora do Brasil e posteriormente realizar projetos em solo brasileiro, através dos editais de apoio e promoção à cultura.

 

Comentários