Crianças e adolescentes de quilombo cachoeirense aprendem sua cultura na prática - Jornal Fato
Cultura

Crianças e adolescentes de quilombo cachoeirense aprendem sua cultura na prática

O encontro de maio ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 18h, em Monte Alegre


- Foto: Luan Faitanin Volpato

Os jovens da comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, vêm consolidando o aprendizado sobre sua cultura e sua história por meio do projeto "O som de Monte Alegre", que tem como objetivo principal estimular a transmissão dos conhecimentos quilombolas tradicionais às crianças e aos adolescentes.

Uma vez por mês, as mestras do caxambu "Santa Cruz" Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura reúnem-se com os integrantes mais jovens do grupo na Escola Municipal de Educação Básica Monte Alegre, para conversar sobre a história de seu povo. Em seguida, todos formam a tradicional roda de caxambu.

Este mês, a edição do projeto é ainda mais especial, pois ela ocorrerá integrada ao "Raiar da Liberdade" (que este ano tem como temática "O Canto da Liberdade"), tradicional festejo local que, todo dia 13 de maio, relembra a luta do povo negro pelo fim da escravidão no Brasil. Os jovens da comunidade, além de apresentarem seu caxambu, também irão interagir com outros grupos convidados, como os de jongos, folias de reis, charola e bate flechas de São Sebastião.

Para as mestras, a reunião presencial com os mais novos e o encontro com outros grupos durante as festas tradicionais são ótimas oportunidades para fazer com que eles tenham cada vez mais a consciência de que sua cultura precisa ser mantida viva e resistente.

 

O projeto

As edições do projeto "O som de Monte Alegre" ocorrem mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. O encontro de maio ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 18h, em Monte Alegre. O projeto é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult, por meio do Edital 13 - Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo. "O som de Monte Alegre" concorreu com mais 55 projetos, e foi classificado em 1º lugar na categoria "projetos a serem desenvolvidos em município com mais de 100.000 habitantes", obtendo 70,1 pontos.

 

O grupo "Santa Cruz"

O grupo de caxambu "Santa Cruz" de Monte Alegre tem 131 anos de fundação, está em atividade até os dias de hoje e é certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil. É liderado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de vários moradores da comunidade.

 

Como chegar

Seguir pela BR482 (Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

Comentários