Livro sobre orfanato Cristo Rei será lançado nesta sexta (13) na Casa dos Braga - Jornal Fato
Cultura

Livro sobre orfanato Cristo Rei será lançado nesta sexta (13) na Casa dos Braga

Aberto ao público, evento terá início às 19h; livro é de autoria de Marcos Bubach


- Divulgação/PMCI

A história de uma das obras sociais mais importantes do Espírito Santo foi contada pelo escritor de Marcos Bubach no livro "Orfanato Cristo Rei - do sacrifício à ascensão", que será lançado em Cachoeiro de Itapemirim, nesta sexta-feira (13), na Casa dos Braga, às 19h. O evento é aberto ao público.

Na obra, o autor descreve uma linha do tempo do orfanato, que foi fundado em 1924, em Vitória, pelo padre Leandro Dell'Uomo, e que, além de abrigar os órfãos, também oferecia oficinas de tipografia e alfaiataria. Com a morte do padre, em 1937, as irmãs da congregação "Jesus na Eucaristia", de Cachoeiro, assumiram a administração do espaço.

A partir desse momento, tanto as irmãs quanto os órfãos vivenciaram muitos períodos complicados, até a formação de uma campanha de doações e arrecadação de recursos, em que foi possível começar a construção da atual sede do orfanato, no bairro São Francisco, em Cariacica, que contou, inclusive, com a participação do rei da música brasileira, Roberto Carlos, que realizou um show beneficente em prol do abrigo.

O autor conta que sua relação com orfanato o levou a escrever o livro. "Em Cariacica, eu estudava no colégio Cristo Rei, que ficava ao lado do orfanato e convivia, em sala de aula, com os internos. Com o tempo, me tornei pesquisador e escritor, e me veio o interesse de imortalizar, em livro, a história do orfanato", explica Bubach, acrescentando que as pesquisas para a composição da obra foram feitas dentro da própria instituição e em arquivos públicos.

Bubach disse que se muito honrado em poder lançar o livro na Casa dos Braga. "Nossas grandes referências na literatura capixaba são os irmãos Braga, Rubem e seu grande incentivador, Newton. Muito bom apresentar meus trabalhos literários na casa onde viveu o maior cronista do Brasil e também o jornalista e poeta Newton, que foi um dos escolhidos para ocupar uma cadeira patronal em nossa Academia Cariaciquense de Letras, da qual sou o atual presidente", destacou.

Serviço

Lançamento de "Orfanato Cristo Rei - do sacrifício à ascensão", de Marcos Bubach
Sexta-feira (13), às 19h
Casa dos Braga, rua 25 de Março, Centro
Valor do livro: R$ 30

Comentários