Mais de 1.800 livros da Biblioteca Municipal de Cachoeiro já foram digitalizados - Jornal Fato
Cultura

Mais de 1.800 livros da Biblioteca Municipal de Cachoeiro já foram digitalizados

Processo facilitará o acesso ao acervo da biblioteca, localizada na rua 25 de Março


- Foto: Divulgação/PMCI

No fim de 2023, a Biblioteca Municipal "Major Walter dos Santos Paiva" iniciou a digitalização de seu acervo. Até o momento, mais de 1.800 livros já passaram pelo processo.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) conta com a parceria da empresa Hypercube Realidade Virtual LTDA, que desenvolve o projeto com uma tecnologia que permite que o acervo seja visualizado de forma on-line. Atualmente, o projeto se encontra na fase de animação das páginas.

Por meio de um scanner planetário, os livros da biblioteca estão sendo digitalizados e colocados numa plataforma que possibilitará o acesso das pessoas de casa. Dentro da ferramenta, poderá ser encontrado, a princípio, o título da obra e algumas informações pontuais.

Segundo a equipe da biblioteca, que foi treinada para fazer a transição, alguns exemplares serão totalmente disponibilizados para leitura e consulta, nessa primeira fase, e, a ideia é, aos poucos, passar todo o acervo para dentro da plataforma.

Além disso, em fases posteriores do projeto, que foi contemplado pelo Edital Fapes N° 026/2022, o idealizador, Alessandro Rego de Lima, explica que será possível manusear os livros em uma realidade virtual.

De acordo com a equipe responsável, a transição das obras está sendo realizada e, por isso, ainda não é possível acessar a plataforma. A intenção é que seja liberada até o segundo semestre deste ano.

Comentários