"Não tinha noção do carinho do capixaba", diz presidente da Uniaves - Jornal Fato
Economia

"Não tinha noção do carinho do capixaba", diz presidente da Uniaves

Ricardo Brunoro conta ao FATO, bastidores da negociação e qual o sentimento em sair da presidência da empresa que deixa um legado no Espírito Santo


A venda da Uniaves para a Rio Branco Alimentos, dona da marca Pif Paf, entre outras, foi anunciada nesta semana. O que pouca gente sabe é que essa não foi a primeira investida da gigante mineira do ramo alimentício sobre o frigorífico capixaba.

O presidente da empresa capixaba, Ricardo Brunoro, 52 anos, natural de Aracuí, Castelo, casado e pai de três filhos contou, em entrevista ao FATO, que a negociação com a Rio Branco Alimentos vem de longe. "Em outras tratativas não fomos adiante. Porém em janeiro deste ano começamos a renegociar e celebramos o contrato num domingo, 11 de julho", conta Brunoro.

Para ele, a venda traz aperto no coração e o sentimento de ter deixado um legado para o Espírito Santo e para o mundo.

Ricardo Brunoro - Presidente da Uniaves

"Só fechamos com a Pif Paf devido à sinergia com nossos valores e princípios. Não ia arriscar nossa marca com uma empresa que não segue nossos propósitos. Ambas têm perfil familiar e esse conceito é muito importante. A marca Uniaves vai continuar, dentro do portfólio da Rio Branco", detalha.

A rede formada pela Uniaves, em geração de empregos diretos e indiretos, é grande e sólida. "Temos hoje 1.250 funcionários. Pelos nossos cálculos, cada funcionário direto corresponde a pelo menos 5 trabalhadores indiretos. Na minha granja, por exemplo são 70 colaboradores", explica o presidente.

Atualmente a Uniaves abate 103 mil aves por dia. A empresa já havia concluído o projeto para iniciar o segundo turno de trabalho, o que elevaria para 180 mil aves abatidas por dia. Para Brunoro há sim possibilidade de que a Pif Paf dê andamento nessa expansão, o que poderá gerar mais 1.200 empregos.

A firma capixaba já atende atendimento o Oriente Médio, que possui suas peculiaridades culturais e religiosas para o consumo de carne. "Desde o nascimento da Uniaves, trabalhamos com o corte halal, contando inclusive com técnicos treinados que acompanham todo o processo aqui na indústria", revela Ricardo Brunoro.

 

PAIXÃO CAPIXABA

A repercussão nas redes sociais, quando a fusão das empresas foi grande. Alguns a favor do desenvolvimento, mas a maioria contra a venda. Ricardo Brunoro diz que não tinha a real noção da valor da marca Uniaves no Espírito Santo:

"Eu não sou muito ligado a redes sociais, mas meu filho me mostrou os comentários e me emocionei, vendo que nosso produto e a marca Uniaves tem tanto valor para o capixaba", conta .

Brunoro fica na presidência da empresa até que o Cade avalie a fusão. O que vai fazer depois disso, deixa em suspense: "Quem sabe criar algo novo, a gente não pode parar nunca, não é?".

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