ArcelorMitttal anuncia demissões devido à crise - Jornal Fato
Economia

ArcelorMitttal anuncia demissões devido à crise

Não se sabe quantos dos seus 5 mil funcionários serão desligados. Mas os incentivos são diversos


Devido à crise no mercado internacional do aço agravada durante a pandemia da covid-19 em tudo mundo, a maior indústria instalada no município da Serra, Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão anunciou demissões nesta quinta-feira(24). 

O comunicado detalha que a companhia desenvolveu um programa de demissões voluntárias e também um programa de demissões involuntárias para todos os seus colaboradores.

A empresa destaca porém que desenvolveu os programas e negociou com o sindicato dos metalúrgicos do Espírito Santo para minimizar o impacto das demissões. 

Entretanto a ArcelorMittal tubarão não informou quantas demissões devem acontecer envolvendo os seus mais de cinco mil colaboradores diretos.

 

A empresa divulgou nota oficial:

A ArcelorMittal Tubarão informa que celebrou no último dia 21 de setembro de 2020 um Acordo Coletivo junto com o Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo para a realização de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e um Programa de Demissão Involuntária (PDI) para os seus empregados.

                

O objetivo é minimizar os efeitos de demissão que são necessárias devido à realidade da empresa, que tem enfrentado grave crise em decorrência da situação global do mercado de aço, agravada pela pandemia do Novo Coronavírus.

 

Ao empregado que aderir ao PDV serão oferecidos, além das verbas rescisórias previstas em lei:

 

Verba indenizatória atrelada ao tempo de casa podendo atingir até 8 (oito) salários base para os aposentáveis e até 7 (sete) para os demais empregados;

Pagamento das mensalidades do Plano de Saúde e Odontológico para o empregado e 1 (um) dependente, por 12 (doze) meses;

?Manutenção do Seguro de Vida em grupo por 12 (doze) meses;

Pagamento das contribuições previdenciárias privadas por um período de 12 (doze) meses.

 

Após o término do período de adesão, todos os desligamentos que se fizerem necessários até 31 de dezembro de 2020 trarão as condições previstas no PDI, que abrangerá indenização especial e benefícios temporários em patamares 50% inferiores ao PDV.

 

A empresa reforça que as negociações foram conduzidas com muita responsabilidade, critério e respeito, com foco no seu maior valor:  as pessoas.

Comentários