Mobilização pelo emprego é lançada no Espírito Santo - Jornal Fato
Economia

Mobilização pelo emprego é lançada no Espírito Santo

Junto com a presidente da Findes, Cris Samorini, Carlos da Costa se reuniu com representantes do governo estadual, bancada federal capixaba e empresários de diversos setores, para identificar os principais gargalos enfre


O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, esteve em Vitória nesta quinta e sexta-feira (dias 15 e 16), para retomar o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, do governo federal, em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo.

Junto com a presidente da Findes, Cris Samorini, Carlos da Costa se reuniu com representantes do governo estadual, bancada federal capixaba e empresários de diversos setores, para identificar os principais gargalos enfrentados pelo setor produtivo e gestores públicos do estado e de municípios locais.

Carlos da Costa reforçou a parceria com o Sistema S para qualificar a mão de obra e aumentar a produtividade do país e anunciou que fará no Espírito Santo o lançamento nacional do Programa de Empreendedorismo Feminino, a ser definido em breve.

O secretário disse que tomou a decisão de lançar o programa nacional no Espírito Santo em função da liderança empresarial da presidente da Findes, Cris Samorini, e da trajetória da vice-governadora Jaqueline Moraes, com quem se reuniu nesta sexta.

Veja abaixo os principais destaques da visita do secretário ao Estado.

MOBILIZAÇÃO PELO EMPREGO

O programa #MobilizaBrasil, ou Mobilização pelo Emprego e Produtividade, tem o objetivo de identificar os entraves do setor produtivo e aplicar medidas em favor da competitividade local. Ele já passou por Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Ceará e Paraíba.

"Na Sepec temos dois grandes objetivos: melhorar o ambiente de negócios e pensar o futuro do país. Para isso, precisamos ouvir os empresários, as autoridades estaduais e municipais. Por isso fazemos essa peregrinação. Queremos reduzir o custo Brasil, o custo da contratação de mão de obra. Queremos promover a desregulamentação e a desburocratização. A sociedade precisa entender que quem gera emprego são vocês, empresários, e não o governo. E este governo quer dialogar com vocês. Nós só conseguiremos mudar este país com o apoio do setor produtivo, porque é o empresário que sabe o que deve ser feito para melhorar a produtividade e a competitividade do país", disse Carlos da Costa.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a importância da iniciativa do governo federal:

"Essa é uma agenda em favor do desenvolvimento do Estado e que vai impactar positivamente toda a economia e o setor produtivo. Estimular o aumento da produtividade, da competitividade e a geração do emprego é agenda prioritária para a Federação das Indústrias. Somos parceiros neste processo para melhorar a produtividade do país. O programa Brasil Mais, lançado em fevereiro pelo governo, é executado em parceria com o Senai, para aumentar a eficiência das empresas, com um olhar sobre a transformação digital. Entre as metodologias está a mentoria lean, desenvolvida pelo Senai do Espírito Santo, em parceria com o Departamento Nacional e Regionais que são referência no tema como Santa Catarina e Bahia. Essa solução está sendo utilizada no programa Brasil Mais. A metodologia tem se mostrado extremamente eficaz, com empresas tendo um ganho de até 65% de produtividade", disse Cris Samorini.

BRASIL MAIS

O "Brasil Mais" é uma iniciativa do governo federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO FEMININO

O secretário Carlos da Costa fazer no Espírito Santo o lançamento nacional do Programa de Empreendedorismo Feminino, após reuniões com a presidente Cris Samorini e a vice-governadora Jaqueline Moraes.

Em café da manhã na Findes, Cris pediu à vice-governadora para relatar sua trajetória pessoal e política. Jaqueline Moraes resumiu:

"Secretário, considero muito importante essa sua escuta ativa. É importante ouvir para entender as dores do setor produtivo. Como dizia Dom Scandian (arcebispo de Vitória falecido em fevereiro de 209), perto dos olhos, perto do coração. Para fazer política pública de qualidade, é preciso saber ouvir. Nosso governo também trabalha com parceria. Eu trabalhei 20 anos como ambulante, na informalidade. Depois abri uma MEI, abri uma oficina de moto, peguei um financiamento de R$ 20 mil, o Sebrae me ajudou, me orientou, e me tornei uma empreendedora. Hoje sou a primeira mulher a ser vice-governadora do Estado. E tenho orgulho de ver uma mulher como a Cris na liderança do setor produtivo", disse a vice-governadora.

O secretário Carlos da Costa não antecipou detalhes, mas disse que o programa deverá promover a qualificação e facilitar o acesso ao crédito para estimular o empreendedorismo feminino.

PIB DO ES É O PIB DE UM PAÍS

Em diálogo com o setor produtivo e em entrevista coletiva à imprensa, o secretário destacou que o território do Espírito Santo, 46 mil quilômetros quadrados, equivale à metade de Portugal. "E o PIB do Estado é maior do que o PIB da Nicarágua. É quase o PIB de Honduras. Alguém mencionou que o Espírito Santo é um Estado pequeno, mas não é, é um Estado importante para o Brasil. A questão é que o Brasil é um país continental, é grande demais, mas é como se fosse Portugal na Europa".

BANCADA FEDERAL

O coordenador da bancada federal, deputado Josias Da Vitória, destacou o bom relacionamento institucional entre o setor produtivo e a classe política no Espírito Santo, em reunião com o secretário Carlos da Costa, em café da manhã na Findes nesta sexta-feira (16):

"Nós temos uma parceria muito grande. Aqui não temos partido quando falamos em Espírito Santo. Não tem esquerda nem direita. Somos todos Brasil, somos todos Espírito Santo. Nossa bancada apoia o governo federal e o governo estadual e gostaríamos de estreitar essa aproximação nossa com o governo federal", disse Da Vitória.

Também participaram do encontro os deputados Felipe Rigoni e Evair de Melo, o secretário Marcos Kneip, do Desenvolvimento, o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, o diretor de Atendimento, Luiz Henrique Toniato, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e o subsecretário de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, entre outras lideranças políticas e empresariais.

Na noite de quinta-feira (15), Carlos da Costa também esteve com o governador Renato Casagrande, em encontro organizado pela Findes.

Na sexta, Carlos da Costa fez também visitas técnicas à Chocolates Garoto e à empresa Real Café.

Comentários