Pequenos empreendedores: opção para a Páscoa 2021 - Jornal Fato
Economia

Pequenos empreendedores: opção para a Páscoa 2021

Veja a palavra de quem deu o pontapé inicial na sua independência financeira


A pandemia transformou o mundo na esfera científica, tecnológica e nem tão positivamente na economia. Porém algo chama a atenção neste período: o aumento do número de empreendedores que investiram na produção de delícias de chocolate para esta época do ano, de forma artesanal, para fugir do aperto econômico mas também para realizar o sonho do próprio negócio.

É aí que descobrimos grandes preciosidades, como ovos de páscoa solidários, kits de páscoa e os desejados ovos artesanais, entre outras novidades para presentearmos pessoas especiais e fazer a alegria das crianças e dos chocólatras de plantão.

Junto com essas novidades do mercado dos pequenos empreendedores, surge um movimento que vem crescendo a cada dia: prestigiar essa parcela da economia, e deixar os grandes para um segundo plano.

Campanha #pascoadoceesolidaria tem apoio do Instituto Gourmet
 

São pessoas da rua, do bairro e da cidade que merecem a preferência na hora da compra. Seus produtos são seguros e feitos com carinho mais que especial. Algo que toda a humanidade precisa neste momento.

É o caso do casal Daniella Pozzi e seu marido, o Mestre Confeiteiro Ramon Alamon, que afirmam: "Nosso diferencial é o preço baixo como o do ano passado e muitas opções divertidas para as crianças", garantem.

  
A Confeiteira Daniella Pozzi com seu marido, o Mestre Confeiteiro Ramon Alamon e seus produtos
  

E tudo começou há 8 anos, com a paixão um pelo outro, depois pela confeitaria... e também pela páscoa: "Foi nosso primeiro momento na confeitaria há 9 anos, por isso é uma data muito especial para nós dois.  Por isso a gente busca dar o melhor de nós para os clientes", conta a confeiteira Daniella Pozzi.

 

PERFIL DE PÚBLICO

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, para a Páscoa 2021, o perfil dos consumidores que tendem a comprar de pequenos negócios na Páscoa são mulheres (52,5%), em idades a partir de 40 anos (41,3%) e com o ensino médio completo (50,9%).

Há alguns anos a produção de ovos de páscoa caseiros e artesanais vem ganhando cada vez mais espaço na preferência da população. Prova disso é que as grandes marcas foram obrigadas a "gourmetizar" esses produtos industriais para esse público mais exigente.

Mas os pequenos empreendedores garantem dar conta do recado e inovam cada vez mais. É o que conta a confeiteira Juliana Guimarães, que já está no universo de doces há 10 anos e há 5 meses abriu sua loja física. Ela conta que não abre mão de ingredientes de alto nível para seus produtos:

 

 
A Confeiteira Juliana Guimarães e algumas de suas criações
 

"Nosso principal diferencial é a qualidade dos insumos que usamos na fabricação dos nossos produtos. Esse toque de qualidade faz toda a diferença no produto final que oferecemos aqui na Doceria", destaca Juliana Guimarães.

E a empresária também vê com bons olhos o investimento que fez para chegar à excelência dos seus produtos: "Para nós da confeitaria a Páscoa é a melhor época do ano. É feito um investimento alto para a escolha dos melhores produtos que vão desde o chocolate para a produção das cascas até a embalagem", revela Juliana Guimarães.

 

CONSUMIDOR ESTÁ EXIGENTE

E as vantagens são inúmeras: o preço é mais acessível, a apresentação é diferente, a economia local dá um impulso e quem compra tem a real sensação de estar dando um presente exclusivo e original para quem ama. 

Várias pessoas que começaram com uma renda extra como alternativa acabaram se tornando empreendedores para ganhar dinheiro o ano todo. 

 
 
As crianças são o público preferido das Confeiteiras: é para elas que se pode criar kits e ovos coloridos, cheios de surpresas e ainda ensiná-las a produzir suas próprias guloseimas na Páscoa; Acima Daniella Pozzi e abaixo Juliana Guimarães e suas "invenções deliciosas" para conquistar crianças de todas as idades. 
 
 
 
 

 

Selecionamos algumas dicas especiais para turbinar seu pequeno negócio de chocolates:

 

1

Pode parecer estranho, mas não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. 

 

2

Lembre-se de que cada cliente é único. Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização com opção de encomendas personalizadas. Dar ao cliente possibilidades de escolha e de combinação de sabores e produtos é uma solução que oferece mais autonomia a ele e que pode atender a um público maior.  

 

3

Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias.

 

4

Investir na diversificação de sabores é uma opção de negócio altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa. Aposte em um leque de opções que envolva recheios tradicionais, frutas e também sabores regionais. Dessa forma, a sua empresa valoriza os gostos do cliente e aproveita vantagens características que a sua região oferece.

Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes. 

 

(FONTE SEBRAE)

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