Porto Central contará com energia sustentável - Jornal Fato
Economia

Porto Central contará com energia sustentável

Pelo menos quatro gigantes petrolíferas mundiais negociam transporte de combustíveis no Porto Central


As obras do Porto Central em Presidente Kennedy, sul do Espírito Santo, podem começar ainda em 2021. O complexo, com data prevista de operações em 2024 tem avançado em diversas etapas de seu planejamento logístico e nas licenças ambientais, mesmo durante a pandemia.

Uma das novidades anunciadas pelo CEO do Porto Central, José Maria Vieira Novaes é a implantação do Porto Central Hub de Energia: "Além de petróleo e gás, vamos ter geração solar, eólica offshore. Também faz parte do projeto produzir hidrogênio verde, através da eletrólise da agua do mar", detalhou Novaes ao FATO.

Além do escoamento de óleo bruto, o complexo portuário poderá ser utilizado no transporte dos derivados de petróleo, como gasolina, diesel e produtos petroquímicos, além do etanol.

Sobre as empresas que estão já negociando com o Porto Central, José Maria Novaes explicou que "nao posso dar nomes pois estamos sobre regra de confidencialidade, mas posso dizer que são petroleiras que estão presentes na produção de petróleo brasileiro e que os serviços que serão prestados no terminal de líquidos do PC serão para a exportação", adiantou o CEO do complexo.

Mas José Maria explicou também que o Porto Central tem negociado incansávelmente com diversas multinacionais:

"Negociamos praticamente com todas as petroleiras que atuam no país, como Petrobras, Shell, Equinor, empresas chinesas, entre outras. As negociações avançam positivamente com boa receptividade das multinacionais; quatro já confirmaram os planos de realizar operações de transbordo de petróleo cru pelo terminal de líquidos, que será o primeiro a ser implantado", detalhou Novaes.

 

O executivo ponderou ainda que os demais terminais de cargas em geral não tem data prevista para o inicio de funcionamento, pois há a necessidade de se concretizar o segundo ramal da futura EF 118, que deverá ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro.

Comentários