Prefeito abre lojas por um dia no auge da pandemia em Cachoeiro - Jornal Fato
Economia

Prefeito abre lojas por um dia no auge da pandemia em Cachoeiro

No mesmo dia em que decretou luto pelas vítimas - apenas em junho são 44 -, Victor Coelho decidiu permitir abertura do comércio para compensar feriado


Cachoeiro é uma das cidades com o pior índice de isolamento social no Espírito Santo, com média de 43%, quando o ideal é 70%. É a quinta em número de mortes e sexta em casos. Está enquadrada em alto risco para transmissão do coronavírus. São indicadores que apontam para a necessidade de ampliação das medidas de restrição. Porém, surpreendentemente, ocorre o contrário.

No período mais crítico da crise até aqui - com expressivo aumento do número de mortes e novos casos -, ao invés de aproveitar o feriado de 29 de Junho - Dia de São Pedro, o padroeiro da cidade - para melhorar os índices de isolamento, o prefeito Victor Coelho decidiu compensar todo o possível ganho ao liberar geral. Com exceção de bares, tudo o mais vai poder abrir nesta sexta-feira (26).

Mesmo com a liberação das atividades - que até então funcionavam alternadamente - nesta sexta-feira, a prefeitura orienta a população a só sair em caso de necessidade, optando, preferencialmente, pelas modalidades delivery e drive thru. Um pedido contraditório, no mínimo.

É compreensível que o prefeito queira equilibrar a atividade produtiva e a necessidade de isolamento social. Mas, com a decisão, pende para um lado e enfraquece o argumento em favor do distanciamento que tanto pediu ao longo de toda a crise.

Até agora, ainda cabia a ressalva de que a população não fazia sua parte. A partir de hoje, não mais. A administração pública se associa, neste episódio, à imprudência quem tem reinado no município.

Cachoeiro completou uma semana de alta expressiva no número de mortes. Foram 24, o equivalente a 7 mortes a cada dois dias. No total, o município chegou a 56 óbitos, dos quais 44 ocorridos em junho. A Prefeitura decretou luto de três dias, em razão das fatalidades. E, em seguida, decidiu compensar o comércio.

As duas mortes que complementaram o quadro foram registradas nesta quinta-feira (25). Também houve acréscimo no número de casos, com a confirmação de mais 80, elevando o total a 1.446. O número de pacientes curados subiu para 844, 62 a mais do que na véspera.

Que o padroeiro São Pedro proteja sua cidade.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários