Álbuns de figurinhas são aliados da aprendizagem em escola de Muqui - Jornal Fato
Educação

Álbuns de figurinhas são aliados da aprendizagem em escola de Muqui

Se acertar, no mínimo, 50% das questões, o aluno ganha a figurinha e assim vai preenchendo o álbum.


- Foto: Divulgação.

Álbuns de figurinhas, que foi febre nos anos 80 e 90, agora são aliados na aprendizagem de jovens e adolescentes em Muqui. A equipe do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Senador Dirceu Cardoso, desenvolveu um álbum para trabalhar o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), na Área de Matemática e Ciências da Natureza. Outros álbuns, na área de Humanas e Linguagens estão também sendo desenvolvidos.  

De acordo com a escola, a proposta é que cada aluno ganhe o seu álbum e as figurinhas fiquem com o professor, que será o responsável pela entrega para os alunos na medida em que forem acertando as atividades propostas pelo professor. A ideia é que essas atividades sejam retiradas dos Paebes anteriores ou até mesmo que tenham sido elaboradas pela Área/Professor.

Se acertar, no mínimo, 50% das questões, o aluno ganha a figurinha e assim vai preenchendo o álbum. Essa ação tem sido dinâmica, com a adoção de diversas estratégias, como atividades em grupo.

O aluno que conseguir completar o álbum primeiro poderá escolher uma série de premiações simbólicas e a turma que completar todos os álbuns primeiro levará o "Prêmio Especial", que poderá ser uma ida ao cinema ou um almoço especial, passeio, entre outras.

A professora da área de Ciência da Natureza e Matemática, e também de Biologia, que é responsável pelo projeto, Priscila Binonti, disse que apresentou a ideia para os demais professores e que juntos estão desenvolvendo para as demais áreas. Ela acrescentou que os resultados alcançados já são positivos.

"Em princípio, pensei em como diminuir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes de maneira divertida, isto é, trabalhar os descritores do Paebes de forma leve e interativa. Então, planejamos atividades de cada descritor e, em cada aplicação, os estudantes faziam com interesse e dedicação. O álbum serviu como um divisor de águas. Conseguimos diminuir a defasagem de aprendizagem e aumentamos a dedicação do estudante. Quando o assunto é Paebes, eles ficam muito entusiasmados para aprender sobre o descritor e ganhar a figurinha correspondente", contou Priscila Binonti.

Comentários