Professora de Cachoeiro ganha 1º lugar em avaliação Google for Education - Jornal Fato
Educação

Professora de Cachoeiro ganha 1º lugar em avaliação Google for Education

O Google for Education é a plataforma pedagógica oficial da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo


A Rede Estadual de Ensino conquistou posições de destaque na certificação internacional "Educador Nível 1", promovida por meio de parceria da Secretaria da Educação (Sedu) com o Google. Com a participação de 120 profissionais da Educação no Curso Preparatório, realizado pela GetEdu, o Espírito Santo conquistou o primeiro lugar por meio da professora Gisely Costa Miranda Azevedo, do CEI Átila Miranda, de Cachoeiro de Itapemirim, e o segundo lugar pela técnica da Sedu Digital, Érica Rezende Perini.

A assessora de Tecnologia da Sedu, Carmem Prata, destacou que o Google for Education é a plataforma pedagógica oficial da Secretaria. "Esses profissionais com a certificação poderão realizar atividades inovadoras", disse.

Entre as atividades que os profissionais ficarão aptos a desenvolverem estão: aplicar o conhecimento, junto às equipes de trabalho e escolas, no processo de multiplicação; colaborar para que professores e alunos se apropriem mais rapidamente das ferramentas disponíveis, principalmente neste período de atividades pedagógicas não presenciais; promover metodologias ativas de Ensino, com o uso de tecnologia ou criando novas experiências de ensino-aprendizagem usando recursos da Internet e da plataforma G Suite for Education.

"Essa certificação é imprescindível para desenvolvimento do meu trabalho com uma maior qualidade e possibilidades de promover o ensino. Como sou uma pessoa apaixonada pela aquisição e transmissão de conhecimentos, receber essa Certificação Google Educador nível 1 reafirma esse sentimento e abre horizontes para o desenvolvimento educacional", destacou a professora Giselly Azevedo.

Erica Perini reforçou que "o processo de certificação é bem intenso e cansativo, mas, ao mesmo tempo, o aprendizado é ímpar. As ferramentas do Google já faziam parte da minha rotina há anos, mas isso não é suficiente para conquistar a Certificação, é necessário compreender todas as suas funcionalidades e, para isso, foi preciso complementar com muito estudo ao longo de um ano e meio de trabalho", disse a técnica da Sedu Digital.

A conquista traz um crescimento profissional como pontuado por Gisely Azevedo. "Inovar o ensino e personalizar as atividades escolares com o apoio das Ferramentas facilitará à aprendizagem e o aumento da produção de conhecimento", destacou a professora. A técnica Érica Perini também enfatizou que visa aplicar os conhecimentos compartilhando-os coma equipe. "E incentivando outros professores a também se apropriarem das ferramentas Google para que possam, em breve, igualmente participarem dos exames de certificação", disse.

A educadora Gisely Azevedo ainda pontuou que essa certificação beneficiará o trabalho em equipe do CEI Átila Miranda, facilitando o trabalho compartilhado com o uso das ferramentas. "Professores podem trocar ideias, experiências, produzir aulas e compartilhar em sua área com apenas um clique. Além disso, permite maior engajamento da Equipe Escolar e também dos alunos", destacou a professora.

Já Érica Perini afirmou que "o conhecimento poderá ser aplicado ressaltando a importância de trabalhar de forma colaborativa, explorando e utilizando os inúmeros benefícios que o trabalho em nuvem proporciona, sobretudo em tempos de pandemia, certamente é uma das maiores conquistas, pois este é um fator determinante para o alinhamento da equipe".

Comentários