Senai recebe mais 20 jovens aprendizes da Usina Paineiras - Jornal Fato
Educação1

Senai recebe mais 20 jovens aprendizes da Usina Paineiras

Estudantes vão fazer o curso técnico de Mecânica em Usinagem pagos pela usina


Foto: Divulgação

Mais 20 jovens do litoral Sul capixaba vão realizar, no Senai de Cachoeiro de Itapemirim (ES), o curso técnico de Mecânica em Usinagem (popularmente conhecido como "curso de torneiro mecânico") pago pela Usina Paineiras, de Itapemirim (ES). A ação é parte do programa Jovens Aprendizes inciado em 2009 por essa indústria. 

O curso tem início nesta segunda-feira (04), dura um ano e meio e garante aos jovens meio salário mínimo mensal pago pela Usina Paineiras e os direitos trabalhistas decorrentes desse benefício, além de equipamentos de proteção individual e uniforme. 

Juntos com seus pais e responsáveis, os jovens foram recebidos na própria Usina Paineiras, no último dia 24, para uma apresentação geral do curso, do programa e da indústria, que neste ano completa 107 anos de atividade ininterrupta (contribuindo para manter na região cerca de 15.000 empregos diretos e indiretos).

 

Oportunidade 

"Esses jovens têm a carteira assinada pela Usina Paineiras durante o curso e, depois dele, podem vir a ser contratados por ela, ou por todas as outras empresas da região. É uma grande oportunidade para todos eles", destacou o responsável pela área de Recursos Humanos da indústria, Cornélio Agum dos Santos. 

Todos os escolhidos são alunos regulares de escolas públicas, com boas notas e frequências, e neste ano foram selecionados pela Prefeitura de Marataízes, que também custeia o transporte de ida e volta dos jovens para Cachoeiro todos os dias.

 

"Início da carreira" 

Mãe do jovem aprendiz Marcos Palo Dawnn, de 17 anos, a profissional de segurança do trabalho Hemmakalhey Dawnn vê a participação do filho no curso pago pela Usina Paineiras como o início de carreira e uma oportunidade para o jovem. 

"Vai expandir a aprendizagem dele. É uma oportunidade até de identificar se a área que ele quer mesmo atuar", acrescentou. 

Já o rapaz acredita que realizar o curso no Senai vai ser também um teste a respeito do que ele quer fazer depois. "Tenho muita vontade de estudar engenharia, então vou poder esclarecer melhor esse meu interesse", afirmou.

Comentários