Dia do Trabalho: como se manter empregado em meio à crise - Jornal Fato
Emprego

Dia do Trabalho: como se manter empregado em meio à crise

O consultor empresarial Antonio Carlos Andrade, e o consultor de RH, Rodrigo Ribeiro, dão algumas dicas para ajudar a não ficar desempregado


Foto: Divulgação

A taxa de desemprego no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 12,4%, em média, no trimestre encerrado em fevereiro. O índice subiu em relação ao trimestre anterior (11,6%), pela segunda vez seguida.

A última vez que o número de desempregados ficou na casa dos 13 milhões foi nos três meses encerrados em maio de 2018.

No feriado em comemoração ao Dia do Trabalho, muitas pessoas estão em busca de emprego. Para isso, muitos critérios são avaliados para escolher o melhor candidato para a vaga desejada. Em meio à crise, tão difícil e importante quanto arrumar um emprego, é se manter empregado.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, entre 2014 e 2018, apenas em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 7 mil ocupações formais foram extintas. O quadro começou a virar nos primeiros três meses de ano, quando o saldo do emprego foi positivo em 468 vagas, mas, ainda assim, é recuperação tímida.

 

Capacitação

O consultor de RH, Rodrigo Ribeiro, disse que uma das principais dicas é se manter em constante capacitação intelectual. "É importante que o profissional que queira se manter no mercado de trabalho na atualidade frente a essa taxa de desemprego tão alta, esteja sempre se capacitando. Porque o conhecimento faz toda diferença. Que esteja sempre estudando, fazendo cursos e tendo a proatividade de ver o que o mercado está pedindo na localidade em que ele mora e procurar se capacitar na área desejada para ter prazer no seu trabalho", explicou.

Outra dica importante e que alguns ainda não conhecem é a rede social Linkedin, usada exclusivamente para o candidato divulgar os dados profissionais. "As redes sociais têm sido fundamentais nos processos seletivos que os recrutadores estão fazendo no momento, é muito importante para a escolha do candidato, então é necessário usá-las de forma que não denigra sua imagem. Vários candidatos foram selecionados devido ao Linkedin, é de fato uma vitrine para o mercado", afirma.

 

Atitude

O consultor empresarial, Antônio Carlos Andrade, garante que quando uma empresa encontra profissional que tenha conhecimento, habilidades, e que, principalmente, tenha atitude, dificilmente o candidato fica desempregado.

"O maior erro é que muitas vezes as pessoas não buscam o emprego adequado para elas, não planejam sua carreira, e, geralmente, o que aparece pode ser o que ela não gosta de fazer. Então, consequentemente, será um profissional ruim. Queimar sua imagem no mercado e ser malsucedido. E muitos mentem nos currículos também. A maior dica é usar a sinceridade e colocar apenas o que sabe fazer", diz.

O consultor encontra muitas pessoas que após conseguir a vaga de emprego, não dão o máximo de si, perdem o gás, e isso prejudica tanto a imagem do candidato quanto a empresa. "Na hora de procurar um emprego, defina o que você quer e se capacite para isso. E ao conseguir, sempre faça o seu melhor".

 

Iniciantes

Para os recém-formados, que procuram entrar no mercado de trabalho, a dica dos especialistas é para que continuem estudando e se capacitando, buscando sempre cursos e palestras, para ter um diferencial e experiências.

"Para quem se formou recentemente, é necessário criar um perfil profissional e saber fazer algo dentro da profissão que escolheu. Com isso ele vai ter o reconhecimento, o emprego e a remuneração. Ser, fazer e ter. Ser: um profissional reconhecido no mercado. Fazer: ser especialista na carreira que escolheu. Se faz bem feito, terá a remuneração necessária e sem precisar se preocupar", explica.

O consultor complementa dizendo que o candidato que fala estar disposto a qualquer vaga não serve para ele, porque não tem objetivo de vida.

"A pessoa só cresce, se desenvolve e consegue ser um bom profissional quando ela tem um objetivo, então é extremamente necessário", afirma.

Comentários