Live lembra os 110 anos da Ponte de Ferro - Jornal Fato
Especial

Live lembra os 110 anos da Ponte de Ferro

A obra construída pelo engenheiro Florentino Avidos foi inaugurada no dia 27 de junho de 1910 com a presença do então presidente da República Nilo Peçanha


Fonte: Livros de escritores cachoeirense e PMCI

A centenária Ponte de Ferro será tema de bate-papo virtual neste sábado (27) na internet, a partir das 20h00. Participam representantes da ONG Amigos do Trem e o coordenador do Museu Ferroviário Domingos Lage, Euzequias Junior. A live faz parte da programação em comemoração ao Dia de Cachoeiro, 29 de junho, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do município. Para assistir e participar, basta acessar o perfil no Instagram (@ihgcachoeiro).

Um dos principais pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim, a Ponte de Ferro, que liga o centro aos bairros Aquidaban e Ferroviários, completa 110 anos. A obra construída pelo engenheiro Florentino Avidos foi inaugurada no dia 27 de junho de 1910 com a presença do então presidente da República Nilo Peçanha.

Atualmente adaptada para atender à demanda do fluxo de veículos, como rota alternativa, a estrutura recebeu a denominação de "Ponte Demisthóclides Baptista", em homenagem ao líder sindical cachoeirense "Batistinha", assassinado no Rio de Janeiro.

 

A HISTÓRIA

A ponte fazia parte da ferrovia que liga Vitória a Cachoeiro. Na época (1910), pertencia à Leopoldina Railway, e foi construída na Inglaterra. A estrada de ferro, primeiramente, pertenceu à Companhia de Navegação Espírito Santo e Caravelas, de propriedade do Visconde de Matozinhos, e foi inaugurada em 16 de setembro de 1887, por iniciativa do capitão Henrique Deslandes.

Nos primeiros anos, ligava Cachoeiro (Rua 25 de Março) à Pombal (atualmente, Rive), e a estação era no local onde hoje funciona o Palácio Bernardino Monteiro, sede da Prefeitura. O chamado "viradouro", que modificava o traçado das máquinas, também ficava no centro, na Praça Jerônimo Monteiro.

Comentários