Covid-19: Espírito Santo inicia vacinação de trabalhadores ferroviários - Jornal Fato
Estadual

Covid-19: Espírito Santo inicia vacinação de trabalhadores ferroviários

A vacinação dessa categoria será realizada no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica


Foto: Hélio Filho/Secom

Em mais uma estratégia estadual para ampliar a imunização de grupos prioritários contra o novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Espírito Santo deu início à vacinação dos trabalhadores do transporte ferroviário. Serão utilizadas doses de reserva técnica que o Estado recebe do Ministério da Saúde.

Em ato simbólico no Palácio Anchieta com a presença do governador Renato Casagrande, cinco representantes da categoria foram vacinados na manhã desta terça-feira (8).

Para este primeiro momento, em pactuação entre Estado e município, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a antecipação da imunização da categoria será destinada aos ferroviários que atuam no transporte de passageiros coletivos. Para os demais trabalhadores do transporte ferroviário, a vacinação terá início junto às definições do Plano Nacional.

A vacinação dessa categoria será realizada no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. As doses serão encaminhadas ao município até o final desta semana. Atualmente, o Estado possui aproximadamente 250 ferroviários que transportam passageiros.

Em sua fala, o governador destacou a continuidade da vacinação de profissionais que estão hoje mais expostos ao vírus.

"É uma alegria dar esse passo em direção à vida e valorizando a ciência. Sabemos que existem vários profissionais expostos e estamos caminhando categoria por categoria. Ainda esta semana iniciaremos a vacinação dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social. Já concluímos a imunização dos profissionais da segurança pública com a primeira dose e, nos próximos dias, concluiremos também os professores. Já iniciamos os rodoviários e avançamos com os portuários e aeroportuários. Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e isso nos deixa tristes. Por isso, precisamos seguir cumprindo os protocolos de biossegurança",  afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou a notável necessidade da vacinação dessa categoria. "A imunização dos ferroviários é fundamental para garantir segurança aos passageiros e também a essa categoria tão especial. Ressalto que a vacinação é essencial para que possamos vencer essa doença, e que toda a população que tem essa oportunidade deve se vacinar", pontuou.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também participou do ato simbólico e lembrou que o Espírito Santo está entre as cinco unidades da Federação com maior população vacinada. "Agradeço a todos por esse feito, as equipes do Governo do Estado, junto com as equipes municipais, que estão executando a vacinação. Acho importante vacinarmos os ferroviários e, no decorrer da semana, os profissionais da assistência social. Também o meu agradecimento, mais que especial, aos profissionais do SUS que, sob a proteção de Deus, estão salvando vidas", disse.


Comentários