É hora de reinventar-se - Jornal Fato
Artigos

É hora de reinventar-se


- Foto Ilustração

A crise pelo qual o Brasil e o mundo estão passando no enfrentamento do novo coronavírus exige grande adaptação de todos.
Por isso, reinventar-se é muito é muito necessário para superar as dificuldades, sejam financeiras, profissionais, de saúde ou em relacionamentos.
Questões importantes são: o quão bem podemos trabalhar juntos para proteger as pessoas? O quanto aprendemos com esse desafio sem precedentes e que mudança fará para o futuro.
Desenvolver a resiliência (capacidade de lidar e superar os problemas) é indispensável.
Esta crise é uma oportunidade de promover o autoconhecimento. Nós vínhamos em um ritmo de desatenção, priorizando os aspectos externos e o consumo. A quarentena impôs uma condição de imobilidade que gera muita reflexão.


É um bom momento para pensar no sentido da vida e entender nosso lugar no mundo e em nossas relações.
Pessoas resilientes não são passivas diante da crise. O mundo está ágil, com as pessoas recebendo muitas informações, que a capacidade reflexiva foi se perdendo.
Em vez de criticar a situação, desejando a vida que tinha antes, a pessoa deve se colocar frente a essa nova realidade e fazer o que é preciso ser feito. Isso é ser flexível. A hora de reinventar é agora.
A vida é feita de ciclos, o que significa que o momento de estresse não veio para ficar. Tudo passa, é importante lembrar isso.


Dificuldade de concentração, baixa motivação e um estado de torpor são esperados.
Não dá para mudar o que está acontecendo agora, mas cada pessoa pode mudar como interpreta e como lida com esses momentos. Ela pode focar e pensar nos aspectos positivos, como ter tempo para fazer atividades que antes não conseguiria fazer, e em estar mais próxima com a sua família.
É um momento de retomar o contato com o outro.


A conexão tem a ver com o olhar atento sobre o outro e escutá-lo. Ninguém vai conseguir superar este momento sozinho. Precisamos de uma rede, com a atuação de instituições responsáveis, órgãos governamentais e a iniciativa privada para diminuir os efeitos negativos na economia e na saúde.
Para mantermos a nossa saúde mental, priorize o sono, evite as telas ( tv, celular, computador) 30 minutos antes de dormir.
Pratique exercícios para reduzir o estresse e regular as emoções e a ansiedade.
Alimente-se bem.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários