Atendimento Fraterno virtual apóia pessoas durante pandemia - Jornal Fato
Geral

Atendimento Fraterno virtual apóia pessoas durante pandemia

Em vídeo, nossos convidados explicam que as ligações são sigilosas e pessoas de todo o Brasil e até do exterior já foram recebidas pelos voluntários


O atendimento fraterno, uma prática das casas espíritas do Espírito Santo, teve seus trabalhos adaptados para o modo virtual, devido à pandemia do coronavírus.

 

De acordo com o presidente da Federação Espírita do Espírito Santo, Fabiano Santos, para adaptar os trabalhos, uma equipe trabalhou intensamente, criou e estruturou o atendimento fraterno virtual, prestando um importante apoio à sociedade.

 

"O trabalho já é realidade, feito pelas casas espíritas, a novidade é ser virtual e os indicativos são positivos. Não substituímos nenhum tratamento nem medicação, o atendimento virtual é complementar" assegura Fabiano Santos.

 

Com a população em isolamento social, os problemas se potencializaram e um grupo de voluntários dedica boa parte do seu dia a apoiar essas pessoas que necessitam de externar suas angústias, com carinho e respeito a cada dor pessoal que enfrentam.

 

A Federação Espírita do Espírito Santo congrega 112 casas no ES e segundo o IBGE, dentro do censo de 2010, existem 36 mil espíritas declarados no estado.

 

Quem coordena este trabalho na entidade é Rejane Nascimento. Ela apresentou ao FATO um balanço dos atendimentos realizados, de forma virtual. Pessoas de todo o Brasil e até do exterior ligaram e foram atendidos por 43 atendentes capacitados.

 

A ligação é recebida de forma sigilosa e segundo dados da FEES, em 8 semanas, 306 pessoas buscaram o atendimento fraterno. Deste número 60% não são espíritas. A faixa etária ds pessoas que ligaram varia de 30 a 50 anos.

 

A maioria das ligações é feita por mulheres e o maior índice de problemas apresentados se relaciona à conflitos familiares, podendo gerar vários problemas como ansiedade e depressão.

 

Esses atendentes são da região norte, sul e metropolitana do Espírito Santo. Em alguns momentos, pessoas com ideação suicida busca apoio e esse diálogo é direcionado de forma fraternal por voluntários capacitados para esta demanda.

 

 

Um dos objetivos deste atendimento, segundo Rejane Nascimento, é provocar nas pessoas que buscam os atendentes, uma reforma íntima tendo Jesus como guia, saindo do atendimento fraterno mais aliviadas.

 

Para Fabiano Santos e Rejane Nascimento o momento que vivemos na pandemia é de grande aprendizado espiritual. Ela lembra o chamado de Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)

 

"Essa pandemia nos proporciona evoluir moralmente, e só evolui moralmente quando estamos em paz conosco, com o planeta e com o semelhante, seguindo os ensinamentos de Jesus", assegura Fabiano.

 

SERVIÇO: Atendimento Fraterno Virtual - (27)3300-5000

 

SAIBA MAIS

Seus seguidores consideram o espiritismo uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina.

Comentários